
Lançamento da Vulkan atrasa, mas não falta muito
As APIs ganharam a atenção dos gamers, e muitos estão na expectativa do lançamento do DirectX 12 e, especialmente para os fãs de softwares abertos, a Vulkan. Parece, porém, que o Khronos Group tem uma "boa e uma má notícia" para aqueles ansiosos para ver o que a alternativa ao software da Microsoft tem para oferecer.
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O grupo que está desenvolvendo e fechando as especificações da API opensource afirma que está encontrando dificuldades para finalizar a versão 1.0 do software. Apesar de finalizadas as especificações, a etapa de testes com membros da aliança de desenvolvimento ainda não encerrou, e para garantir um lançamento mais estável o cronograma de lançamento para o final de 2015 não será mais seguido.
Para o famoso "a parte boa", o que nos resta de conforto é que as especificações já estão finalizadas e os testes já estão em uma fase avançada, o que significa que não falta muito para que a API seja publicada. A Khronos planeja liberar SDKs para Android, Windows e Linux, e ao longo de 2016 organizará eventos para divulgação e ensino do uso da API.
A Vulkan é uma API de código aberto que chega com o objetivo de substituir o criticado OpenGL, principal API aberta atualmente. As principais novidades desse software são as instruções em baixo nível, possibilitando um acesso direto aos recursos do hardware. A API também tem como vantagem uma programação mais simples e suporte ao paralelismo de forma mais eficiente, significando que fará melhor uso de processadores multi-core e hardwares como chips gráficos. O softwares também incorpora muitos dos elementos da Mantle, uma API desenvolvida pela AMD. O grande diferencial da Vulkan é seu amplo suporte: ela será compatível com diversos chips gráficos e de processamento, além de diversos sistemas operacionais.
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