Apple e Ericsson encerram disputa e fazem acordo sobre patentes de wireless

As companhias Apple e Ericsson chegaram a um acordo de licenciamento global de patentes wireless detidas por elas, incluindo as tecnologias 2G, 3G, 4G e os padrões sem fio. Há algum tempo, as duas empresas vinham brigando sobre patentes, e depois de muito tempo de disputas jurídicas nos Estados Unidos e na Europa o novo valor de royalties foram calculados e a discussão encerrada.

Dona da Polaroid processa GoPro por violação de patente de "câmeras pequenas e cúbicas"

Esse ano, o novo acordo resolveu todos os litígios de infração de patente presente entre as duas empresas. A Ericsson disse num comunicado que "Os termos do novo acordo não foram divulgados, no entanto, a Ericsson disse que vai ver a Apple pagando justamente o valor das patentes para a empresa sueca durante o contrato de sete anos". A receita de licenciamento do ano de 2015 da Ericsson pode ser um valor em torno de  US$ 1,5 bilhão.

Apple é condenada a pagar indenização por violar patente de processadores em seus iPads e iPhones

A Apple já estava pagando para a Ericsson desde 2008, mas ano passado o contrato acabou e a gigante de Cupertino parou a prestação de conta. Além disso, em 2014 a Ericsson fechou um acordo com a Samsung sobre patentes do padrões sem fio.

"Estamos satisfeitos com este novo acordo com a Apple, que abre caminho para ambas as empresas continuarem a se concentrar em trazer novas tecnologias para o mercado global, e abrem-se mais oportunidades de negócio conjunto no futuro."

- Kasim Alfalahi, chefe intelectual oficial de propriedade da Ericsson

{via}ZD Net|http://www.zdnet.com/article/apple-and-ericsson-end-legal-battle-over-wireless-patents/{/via} 

 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.