É possível hackear algumas versões do Linux apenas apertando o backspace 28 vezes

Dois pesquisadores especializados em segurança de software descobriram um bug incrivelmente simples em algumas variedades do Linux. Segundo os programadores, é possível ativar um bug no bootloader do Grub2 apenas apertando o backspace 28 vezes. Depois de acionado o defeito, um hacker mal intencionado pode usá-lo para acessar o "Grub rescue shell", de onde é possível acessar e modificar arquivos, instalar malware, dentre outras atividades maliciosas para o sistema.

Os próprios pesquisadores já desenvolveram um patch que corrige o erro que dispara o bug e disponibilizaram ele online. A simplicidade do "hack" e do seu conserto causou espanto em Don Guido, da firma de segurança Trail of Bits, que comentou:

É irresponsável para o Grub não ter mitigações contra falhas que já têm décadas de idade, como stack cookies que poderiam ter resolvido este problema

Junto com o patch dos pesquisadores responsáveis pela descoberta do bug, grandes versões do Linux, como o Debian, Red Hat e o Ubuntu, também disponibilizaram seus consertos para o problema.

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/hacking-a-linux-pc-is-as-easy-as-pressing-backspace-28-times{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.