App de "lista de desejos" da Target expõe dados pessoais de milhares de usuários

A Target, uma das maiores lojas de departamento dos EUA, disponibilizou neste ano um aplicativo para que seus compradores organizassem suas listas de desejos, mas não se preocupou muito em cuidar da privacidade deles. Aparentemente, um erro simples descoberto pelo Avast deixava expostas informações como os nomes, números de telefones e endereços de e-mail e residencial de quem usava o app, além da própria lista de presentes em si. O Avast informou que:

"Para nossa surpresa, nós descobrimos que a API do aplicativo da Target é facilmente acessível pela internet. Uma API é um conjunto de condições que, se você fizer uma pergunta, ele manda uma resposta. Além disso, a API da Target não requer nenhuma autenticação. A única coisa que você precisa para analisar todos os dados automaticamente é entender como o ID dos usuários é gerado. Depois de descobrir isso, todos os dados são servidos para você numa bandeja de prata num arquivo JSON*" 

A empresa de segurança afirma que foi capaz de colher os dados de 5.000 pessoas diferentes através da falha e que usou este número para sustentar sua análise estatística, mas garante que não guardou nenhuma informação pessoal em seus servidores. A Target suspendeu alguns elementos do aplicativo para diminuir a exposição de seus clientes e prometeu que seus desenvolvedores já estão trabalhando num patch para o app.

*Um arquivo JSON é um formato em texto para troca de informações do JavaScript

{via}TechTimes|http://www.techtimes.com/articles/116931/20151216/target-wish-list-app-spills-holiday-shoppers-personal-information-in-major-data-leak-avast.htm{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.