Índice do Artigo

Internet

Netflix está recodificando sua biblioteca inteira para reduzir uso de dados

O Netflix está recodificando toda a sua biblioteca de filmes e séries, na tentativa de diminuir o tráfego de dados causado pelo serviço. De acordo com a revista Variety, o projeto está em desenvolvimento desde 2011, e envolve um gigantesco esforço por parte dos engenheiros da empresa.

Isso porque eles descobriram que, como cada vídeo é único, faz mais sentido criar configurações de codificação individuais para cada programa ou filme. Mas não quer dizer que eles não tenham tentado outras soluções. A primeira ideia foi criar configurações diferentes para gêneros específicos.

É que um desenho animado como Pokémon não requer a mesma quantidade de dados que um filme como Os Vingadores, por exemplo. Aí está o erro fundamental na programação dos primeiros algoritmos do Netflix. Eles só determinavam níveis de codificação baseados nas velocidades de internet do usuário, mas não no tipo de programa.

Claro que uma tarefa gigantesca dessas não seria feita a mão. Para resolver o problema, o pessoal do Netflix foi atrás de pesquisadores das universidades do Texas, do Sul da Califórnia e de Nantes. O que eles fizeram foi automatizar o processo, com o Netflix cortando seus vídeos em pequenas partes para que seus vários servidores possam processá-los ao mesmo tempo.

Como a maior parte desse processo ocorrerá durante a noite, quando boa parte de seus usuários estarão dormindo, a empresa pode alocar servidores que estavam sendo utilizados para streaming de vídeos durante o dia.

A recodificação será muito útil para o Netflix por outro motivo: em breve, o serviço deverá ser lançado em vários países em desenvolvimento, onde enfrentará conexões mais lentas e maior uso de redes de dados móveis. Mas o mais incrível vem depois: assim que terminarem de recodificar toda a biblioteca, os engenheiros estão considerando mudar a codificação de cada cena dos vídeos.

{via}Mashable|http://mashable.com/2015/12/15/netflix-re-encoding-videos/?utm_campaign=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds#3m1F0MAkYgqO{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções