Netflix está recodificando sua biblioteca inteira para reduzir uso de dados

O Netflix está recodificando toda a sua biblioteca de filmes e séries, na tentativa de diminuir o tráfego de dados causado pelo serviço. De acordo com a revista Variety, o projeto está em desenvolvimento desde 2011, e envolve um gigantesco esforço por parte dos engenheiros da empresa.

Isso porque eles descobriram que, como cada vídeo é único, faz mais sentido criar configurações de codificação individuais para cada programa ou filme. Mas não quer dizer que eles não tenham tentado outras soluções. A primeira ideia foi criar configurações diferentes para gêneros específicos.

É que um desenho animado como Pokémon não requer a mesma quantidade de dados que um filme como Os Vingadores, por exemplo. Aí está o erro fundamental na programação dos primeiros algoritmos do Netflix. Eles só determinavam níveis de codificação baseados nas velocidades de internet do usuário, mas não no tipo de programa.

Claro que uma tarefa gigantesca dessas não seria feita a mão. Para resolver o problema, o pessoal do Netflix foi atrás de pesquisadores das universidades do Texas, do Sul da Califórnia e de Nantes. O que eles fizeram foi automatizar o processo, com o Netflix cortando seus vídeos em pequenas partes para que seus vários servidores possam processá-los ao mesmo tempo.

Como a maior parte desse processo ocorrerá durante a noite, quando boa parte de seus usuários estarão dormindo, a empresa pode alocar servidores que estavam sendo utilizados para streaming de vídeos durante o dia.

A recodificação será muito útil para o Netflix por outro motivo: em breve, o serviço deverá ser lançado em vários países em desenvolvimento, onde enfrentará conexões mais lentas e maior uso de redes de dados móveis. Mas o mais incrível vem depois: assim que terminarem de recodificar toda a biblioteca, os engenheiros estão considerando mudar a codificação de cada cena dos vídeos.

{via}Mashable|http://mashable.com/2015/12/15/netflix-re-encoding-videos/?utm_campaign=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds#3m1F0MAkYgqO{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.