Estatísticas do CADE mostram que Uber não afetou o mercado brasileiro de serviços de táxi

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou um estudo que revela que a chegada do aplicativo de caronas Uber não influenciou de forma significativa o mercado de táxis. De acordo com as análises, o Uber não afetou clientes que solicitavam táxis, mas sim, atendeu à uma demanda reprimida que não utilizava esses serviços.

Uber x Táxi: usamos os dois serviços e mostramos nossa experiência para você

O CADE também afirma que essas evidências sugerem a criação de um novo mercado, e não exatamente a "usurpação" de um mercado já existente. A rivalidade entre Uber e táxis talvez cresça por conta disso, já que irá aumentar a competição entre agentes econômicos e vai disponibilizar mais opções aos consumidores.

"Os resultados obtidos não fornecem qualquer evidência de que o número de corridas de táxis contratadas nos municípios do grupo de tratamento (onde existe o Uber) tenha apresentado um desempenho inferior aos do grupo de controle (onde não existe). Isso significa que não podemos sequer assumir, até o presente momento, a hipótese de que os serviços prestados pelo aplicativo Uber estivesse no mesmo mercado relevante dos serviços prestados pelo 99táxis e Easy Táxy."

- Continua após a publicidade -
- Conselho Administrativo de Defesa Econômica

uberEnquanto o aplicativo Uber não for regulamentado no Brasil, ele deve ser considerado como uma empresa concorrente e ser protegida de qualquer conduta anticompetititva.

Aplicativo do Uber já está disponível em computadores com Windows 10

- Continua após a publicidade -

{via}Estadão|http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,uber-atende-demanda-reprimida-de-taxis--aponta-estudo-do-cade,10000004852{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.