Ford desenvolve tecnologia semiautônoma que facilita a direção em congestionamentos

A Ford está desenvolvendo um sistema que pode auxiliar o motorista nas horas de trânsito intenso e engarrafamentos. O assistente de congestionamentos se chama “Traffic Jam Assist” e tem a função de manter o carro centralizado na pista em meio ao engarrafamento. Ele pode controlar o acelerador e os freios automaticamente para manter uma distância segura do veículo da frente.

Pesquisadores criam dispositivo capaz de controlar carro através de ondas cerebrais

Esse sistema pode ser acionado em qualquer momento através de um botão no painel. Ele funciona com apoio de um radar instalado na grade dianteira do veículo e uma câmera no pára-brisa. Esse dois componentes ajudam o carro a identificar outros automóveis à frente e as características da respectiva pista em que ele está trafegando. O motorista pode, naturalmente, reassumir o controle do carro quando quiser, usado os pedais, piscas ou pegando o volante.

O sistema faz parte das tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista que a Ford (e muitas outras fabricantes) está desenvolvendo. A função chega pra ajudar a dirigir em situações estressantes e complicadas do dia a dia, podendo chegar em breve ao mercado.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.