Terminar frase com ponto final não agrada usuários de plataformas digitais, segundo pesquisa

Um pesquisa realizada pela Universidade de Binghamton apontou que, apesar de ser gramaticalmente correto, as pessoas vão pensar que você é um idiota (ou até mesmo que não está sendo sincero) se você usar o "ponto final" ao terminar umas frase na internet.

O feito pela Ph.D Celia Klin e sua equipe de psicólogos da Universidade de Binghamton recrutou 126 estudantes para lerem uma conversa em plataforma digital com 16 mensagens trocadas. O diálogo começava com perguntas como "Quer sair?" e foram respondidas com algo como "Claro." ou outras palavras aceitando o convite, mas sem pontuação, mesmo que fossem só um "ok".

Empresa cria "tatuagens" temporárias que podem monitorar saúde e localização do usuário

Com base nas respostas dos participantes, os textos que acabavam com um ponto final pareciam muito menos sinceros ou até totalmente falsos se comparados com as frases que não tinham pontuação. Celia Klin explica que isso é uma herança virtual que desenvolvemos ao longo do tempo, pois na vida real podemos conversar facilmente mostrando emoções com gestos e expressões faciais. Mas como isso não é possível via texto, um ponto final começa a incomodar e faz parecer o texto apático, falso.

Além disso, a pesquisa também mostrou que os textos que acabavam com exclamação (!) eram considerados mais sinceros do que os que não tinham pontuação.

"As pessoas obviamente não podem usar esses mecanismos (expressões) quando elas estão digitando. Assim, faz sentido que ela confiem no que têm à disposição para expressar naturalidade - emoticons, erros de ortografia deliberados que imitam os sons da fala e, de acordo com nossos dados, sinais de pontuação".

- Ph.D Celia Klin

Como a pontuação parece algo muito formal é comum que o (.) ponto cause estranhamento ou desconfiança ao ser usado. Mesmo que ele sirva apenas para encerrar uma frase, muitas vezes pode passar a sensação de que a pessoa não quer falar daquele assunto ou que está sendo grossa.

AVISO: 

Tentar usar o ponto final com intuito de ser grosseiro não funciona com amigos próximos

Na dúvida, use sempre o sinal de exclamação para parecer legal! 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.