AMD responde o pedido de "cease and desist" da R9 Fury X feito pela Asetek

A AMD fez a primeira declaração após o envio de uma carta por parte da Asetek pedindo o fim das vendas da R9 Fury X. De acordo com a AMD, a disputa judicial envolvendo Asetek e Cooler Master não está relacionada com a fabricação de sua topo de linha. O TechPowerUp divulgou um pronunciamento oficial da empresa sobre o conflito:

Estamos cientes que a Asetek está processando a Cooler Master. Enquanto nós deixamos por conta da Cooler Master a definição de detalhes do litígio, nós entendemos que o júri neste caso não considerou que o heat sink atualmente em uso na R9 Fury X tenha infringido quaisquer das patentes da Asetek.

- pronunciamento da AMD

Asetek ordena o fim da venda de placas com resfriamento líquido de AMD e Gigabyte

Asetek e Cooler Master estão em disputas judiciais desde o ano passado, com a primeira alegando que a segunda teria quebrado patentes relacionadas a sistemas de resfriamento líquido. O júri decidiu em favor da Asetek, gerando uma pena de 25% sobre os produtos comercializados como pagamento de royaltes. Na época, a questão  envolvia produtos como o Seidon 120V, 120V Plus, 120M, 120XL, 240M, Nepton 140XL, 280L e Glacer 240L.

Com o envio da carta de "Cease and Desist", a Asetek sinalizou para AMD e Gigabyte que irá movimentar uma ação legal contra as duas empresas caso elas continuem comercializando a R9 Fury X, no caso da AMD, e a GeForce GTX 980 Water Force (com sistema de resfriamento semelhante ao do vídeo abaixo), no caso da Gigabyte. De acordo com a Asetek, esses produtos baseados em soluções de resfriamento líquido da Cooler Master também estariam violando suas patentes. Com o pronunciamento da AMD, fica evidente que a empresa não tem nenhuma intenção de parar as vendas de sua topo de linha, e que já tem um plano de defesa traçado.

  

A R9 Fury X é encontrada no mercado brasileiro por preços próximos aos R$ 4 mil. A Fury, modelo também equipado com o chip Fiji e memórias HBM mas com um sistema de resfriamento tradicional a ar - e, portanto, fora dessa polêmica - está disponível por aproximadamente R$ 2.8 mil. A Gigabyte GTX 980 Water Force não está disponível no país. 

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/218184/amd-responds-to-aseteks-r9-fury-x-sales-cease-and-desist.html{/via} 

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.