Retrospectiva do Twitter: tensões e movimentos sociais marcaram o ano de 2015

O ano de 2015 está chegando ao fim e o Twitter lançou sua retrospectiva, mostrando os assuntos mais comentados e momentos importantes da rede social, além de retweets, pessoas mais influentes e emojis mais usados na rede social.

Olhando para o lado mais importante da rede social, a instantaneidade e poder coletivo gerado pelas hashtags, podemos ver vários momentos intrigantes de 2015. Entre os tópicos mais comentados no  Twitter, aparecem a legalização do casamento gay nos Estados Unidos, o apoio a Ahmed Mohamed, o garoto que foi abordado pelo FBI por ter levado um relógio para a escola; a campanha #BlackLivesMatter, iniciada após o assassinato de um jovem negro por policiais norte americanos, e também os atentados em Paris, contra o jornal Charlie Hebdo e os mais recentes, feitos pelo Estado Islâmico.

Alguns fenômenos da internet também ganharam destaque na retrospectiva da rede social. A chegada da sonda New Horizons em Plutão gerou mais de 1 milhão de tweets em julho. A Copa Mundial de Futebol Feminino da FIFA no Canadá também movimentou a rede social e a hashtag #FIFAWWC foi visualizada mais de 9 bilhões de vezes entre junho e julho deste ano. Além disso, O Vestido, que gerou uma guerra civil na internet, ganhou um espaço na retrospectiva, já que obteve números surpreendentes: em dois dias, 4,4 milhões de tweets foram públicados com as tags #BlueandBlack ou #WhiteandGold.

 Entre as postagens mais retweetadas, vemos a força da boy band One Direction na rede social. Os três tweets mais compartilhados são da banda, que também ficou em primeiro entre os artistas mais comentados. Falando de assuntos importantes, os posts mais retweetados também contam com uma declaração do presidente Barack Obama, onde ele apoia a lei que legaliza o casamento gay nos Estados Unidos, e também uma mensagem de Rei Salman, logo depois de ser coroado rei da Arábia Saudita.

Outra postagem que merece destaque e foi listada pelo Twitter como mais compartilhada foi o último tweet de Leonard Nimoy, famoso por interpretar Spock em Jornada nas Estrelas.

Neste link, você pode ver todos os highlights do Twitter em 2015.

Ps: acho que este momento merecia aparecer na retrospectiva.

{via}Twitter|https://2015.twitter.com/pt/home{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.