Asetek ordena o fim da venda de placas com resfriamento líquido de AMD e Gigabyte

A Asetek mandou cartas de "Cease and Desist" para AMD Gigabyte, pedindo o fim das vendas de placas com resfriamento líquido com sistema da Cooler Master. A medida é decorrência de uma disputa judicial entre Asetek e Cooler Master sobre patentes da tecnologia de liquid cooling, conflito que se arrasta desde o final do ano passado. O "Cease and Desist" constitui em um pedido para que uma ação seja paralisada, caso contrário será aplicadas penas legais.

Esse "pedido" da Asetek impacta dois modelos. A Gigabyte GTX 980 Water Force, um conjunto de placas com sistema de resfriamento líquido unificado para modelos da Nvidia, semelhante ao que vimos no vídeo abaixo na Computex de 2014. Já para o lado vermelho da força o golpe é mais pesado: todas as placas Fury X, atual topo de linha da empresa, utilizam um sistema de resfriamento da Cooler Master envolvido na polêmica. 

Site oficial da Gigabyte GTX 980 Water Force

Em uma vitória judicial anterior, a Asetek já conquistou pouco mais de 25% de royaltes em produtos da Cooler Master com resfriamento líquido. A empresa afirmou ao Ganers Nexus que não tem planos de chegar a um acordo de licenciamento com a rival. Ainda não há informações sobre como AMD e Gigabyte responderão ao "pedido" da Asetek, porém não é improvável que isso impacte as vendas dos produtos em breve, caso grandes varejistas decidam parar as vendas enquanto aguardam o desenvolvimento da questão legal.

Apesar da briga no momento, AMD e Asetek já foram parceiras: a R9 295X2, modelo com dois chips gráficos lançado no ano passado foi desenvolvido em conjunto entre as duas empresas. Algumas especulações indicam que a Asetek esperava também estar presente nas placas da nova geração da AMD, porém foi substituída pela Cooler Master.

A R9 Fury X é encontrada no mercado brasileiro por preços próximos aos R$ 4 mil. A Fury, modelo também equipado com o chip Fiji e memórias HBM mas com um sistema de resfriamento tradicional a ar - e, portanto, fora dessa polêmica - está disponível por aproximadamente R$ 2.8 mil. A Gigabyte GTX 980 Water Force não está disponível no país.

{via}Gamers Nexus|http://www.gamersnexus.net/industry/2217-asetek-demands-cessation-of-fury-x-and-waterforce-sales{/via}

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.