Brinquedos como "Hello Barbie" podem ser alvos fáceis para ataques cibernéticos

A ascensão dos brinquedos com inteligência artificial e o uso de tecnologias que podem comprometer a segurança do usuário deixam muitas dúvidas se as fabricantes de entretenimento estão prestando atenção sobre a vulnerabilidade de seus produtos. Foi lançada, recentemente, a nova Barbie da Mattel que possui inteligência artificial e pode conversar com usuários como o serviço "Siri", por exemplo.

A boneca se chama "Hello Barbie" e pode responder às perguntas pessoais das crianças, perguntas que são processadas e enviadas aos servidores na nuvem via Wi-fi. Apesar de ser um atrativo, muitos ativistas de segurança cibernética contestam essa função porque pode expor a vida e a privacidade de uma criança, por exemplo.

Hacker invade software de fabricante de brinquedos e tem acesso a mais de 200 mil dados de crianças

A Mattel disse que nenhuma informação de crianças foi roubada ou invadida por causa da Hello Barbie até agora. A ToyTalk é a parceira da Mattel para desenvolver o software que dá essa capacidade de falar à Barbie e, segundo as empresas, ela tem um "programa de recompensa" que vai pagar investigadores que encontrarem falhas no brinquedo.



- Continua após a publicidade -

O especialista em segurança Ed Skoudis disse que a questão se resume à qualidade da tecnologia que essas empresas estão usando. "Este material é realmente primitivo na questão de segurança", disse ele, referindo-se à lista crescente de brinquedos conectados no mercado, bem como outros aparelhos domésticos que se conectam à Internet, como monitores de bebês e medidores fitness.

Google é acusada de violar termos de privacidade do estudante através dos Chromebooks

Skoudis é um dos "cabeças" da empresa Counter Hack, uma associação que procura falhas em redes de dispositivos conectados, incluindo brinquedos. Segundo ele, esses produtos geralmente têm um chip de processamento simples e tendem a vir com senhas padrão que podem ser facilmente decodificadas. "Precisamos encontrar essas falhas e corrigi-las".  

{via}Cnet|http://www.cnet.com/uk/news/could-hello-barbie-become-the-plaything-of-hackers-turns-out-toys-are-vulnerable-to-hacks-too/{/via} 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.