Cientistas desenvolvem mictório que não respinga xixi

Os cientistas da Universidade do Estado de Utah, Tadd Truscott e Randy Hurd, dizem ter resolvido um problema que os homens enfrentam há seculos. Trata-se de respingos de xixi ao usar de mictórios, que definitivamente já atingiram as calças e sapatos de muita gente por aí.

Para isso, os físicos do chamado "Splash Lab" da universidade projetaram uma peça especial para o centro do mictório que, de acordo com eles, funciona como um "buraco negro para a urina". O design que eles adotaram, depois de tentarem 2 soluções diferentes, envolve uma matriz de pilares.

Só que eles enfrentaram um problema de que os pilares não eram altos o suficiente, o que fazia com que eles criassem piscinas de xixi depois de algum tempo. Para resolver isso, os cientistas se inspiraram numa espécie de musgo que é ótima em absorver água e umidade, a Syntrichia caninervis.

Ela possui estruturas muito pequenas e únicas, que permitem que ela absorva água até de neblinas e de névoas. Além disso, o musgo é esponjoso o suficiente para absorver a líquidos ao mesmo tempo em que gera pouquíssimos respingos. "Sua estrutura permite que as gotas afundem profundamente e ainda se deforma em volta das gotas para reduzir o respingo", disseram os cientistas em sua pesquisa.

Apesar do resultado funcional da descoberta ser uma solução para mictórios, os cientistas dizem que o entendimento sobre a física por trás do impacto de gotas de água pode ser útil para algumas outras coisas.

- Continua após a publicidade -

"Enquanto nós achamos a que a conexão com os mictórios é interessante, nós estamos confiantes de que a comunidade científica terá interesse na interação entre o respingo de partículas e pilares, e no conhecimento de como pilares podem ser usados para suprimir o respingo do impacto de partículas", explicaram os físicos.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/12/01/clean-shoes-forever/|Gizmodo|http://gizmodo.com/physicists-create-urine-black-holes-to-solve-the-spla-1743937091|Cnet|http://www.cnet.com/news/physicists-create-black-hole-for-pee-to-stop-urinal-splash-back/{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.