Conector USB tipo C é atualizado para incluir protocolo Thunderbolt 3

O padrão USB 3.1 tipo C foi atualizado para incluir o Thunderbolt 3, protocolo de transferência da Intel, que tem como destaque permitir velocidades de transferência de até 40 Gbps. Os primeiros aparelhos a trazer a versão atualizada do conector serão os novos XPS 12, XPS 13 e XPS 15, da Dell.

A altíssima velocidade do Thunderbolt 3 ganhou destaque em seu anúncio, já que o protocolo é 4 vezes mais rápido do que o que o USB 3.1 padrão oferece (10 Gbps). Com seus 40 Gbps, o padrão da Intel permite até conectar dois displays de resolução 4K e 60 Hz de frequência de uma só vez, ou carregar rapidamente notebooks de até 100 W.

Apesar de ter essa forte bandeira da velocidade, as conexões Thunderbolt nunca conseguiram fazer muito sucesso com os usuários domésticos. E é exatamente aí que está um dos principais motivos para incluir o protocolo no USB 3.1 tipo C: expandir a adesão além do público majoritariamente que utilizava as outras versões.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.