Falha no Radeon Software Crimson trava fans, podendo danificar a placa [NOVOS DRIVERS DISPONíVEIS]

Um bug relativamente simples associado a uma pitadinha de falta de atenção dos usuários pode causar sérios danos a placas de vídeo AMD de quem optou por começar a usar o novo Radeon Software Crimson. Foi reportado no sub-reddit da empresa alguns casos em que o programa travou a velocidade das fans da GPU em aproximadamente 20%, superaquecendo o hardware. A AMD reconheceu que isso pode acontecer e disponibilizou ontem um conserto rápido para o problema.

O que acontece é que, por uma falha, quando o usuário mexe nas opções do OverDrive (para overclock), o Crimson vai mudar sozinho a configuração da fan, tirando do automático para travado em uma velocidade baixa, justamente num momento em que a GPU iria precisar de mais resfriamento ainda. Por nem ter mexido na configuração da fan, a maioria dos usuários não vai imaginar que ela não está mais automática, e alguns deles tiveram danos severos em seus componentes. 


Mesmo com travas de segurança que vão desligar o sistema para evitar danos por superaquecimento, alguns usuários tanto no Reddit como no Twitter alegam que suas placas queimaram. 

A AMD já disponibilizou uma nova versão dos drivers buscando corrigir essa falha, disponível nesse link. Além desse bug, o update traz correções para games como Just Cause 3, Star Wars Battlefront e Fallout 4

{via}Guru3D|http://www.guru3d.com/news-story/amd-crimson-software-might-cause-locked-fan-rpm-at-20.html{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.