Testes com tecnologia Li-Fi no "mundo real" alcançam velocidades até 100 vezes maior que Wi-Fi

Anunciada já há quatro anos, a tecnologia agora apelidada de "Li-Fi" é um novo método de transmissão de dados pela luz que agora está sendo finalmente testado fora dos laboratórios. Segundo a Velmenni, empresa responsável pelos testes na Estônia, foram alcançadas velocidades até 100 vezes maiores que a do Wi-Fi no "mundo real".

Os testes estão sendo feitos em escritórios e ambientes industriais no país europeu. Nos laboratórios, em simulações feitas ainda em 2015, o Li-Fi alcançou a incrível velocidade de 224Gbps

O Li-Fi usa o LED para transmitir dados usando a mesma lógica que o controle remoto usa para se comunicar com sua televisão, por exemplo, enviando informações pelo infra-vermelho. A diferença é que, através do Li-Fi, são usadas as frequências da luz visível emitida pelo LED para transmitir um grande volume de dados em alta velocidade. Além da sua rapidez, outra vantagem da tecnologia seria sua já ampla base instalada: há lâmpadas em todos os lugares, basta trocá-las pelo LED compatível, diferente do Wi-Fi que exige a instalação de antenas. Assista ao vídeo abaixo para ver Harald Hass, o inventor da tecnologia, anunciando-a e demonstrando seu funcionamento pela primeira vez, em 2011, num evento do TED.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.