Material criado por estudantes pode criar telas de smartphones com baixo consumo de energia

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford está desenvolvendo um material que pode cortar, ou em certos casos zerar, o consumo de energia das telas de smartphones. A tecnologia em questão se chama Bodle, um material com capacidade de regular flutuações de temperatura em sua superfície, o que permite manter brilho, nitidez e alta resolução consumindo baixíssimos volumes de energia, ou nenhum, dependendo do uso.

As baterias de smartphones estão piores, e a culpa é nossa

O display em si não utiliza energia e é baseado na tecnologia utilizada em DVDs regraváveis. A única energia que pode ser utilizada são pulsos elétricos usados para mudar as cores da tela. Em relação aos displays de smartphones atuais, a nova tecnologia corta pela metade o consumo de energia.

"Você tem que carregar dispositivos toda a noite. Mas se você tiver um display ou vidro inteligente que não precisa de muita energia, você pode recarregar seu aparelho apenas uma vez por semana"
- Peiman Hosseini, pesquisador e fundador da startup Bodle Technologies

Além de ser aplicado em telas de smartphones e smartwatches, o Bodle também pode ser utilizado em janelas. Graças a habilidade de controlar sua temperatura, o material pode manter um ambiente refrigerado sem a necessidade de um ar condicionado.

A Bodle Technologies, startup criada para desenvolvimento do material, está recebendo investimentos de grandes empresas de tecnologia e um protótipo do display inteligente deve aparecer já nos próximos meses, mas o produto só deve chegar ao mercado em alguns anos.

{via}Android Authority|http://www.androidauthority.com/bodle-technologies-zero-power-display-657510/{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.