Índice do Artigo

Segurança

Anonymous comete inúmeros erros em sua "guerra" contra ISIS e Twitter ignora seus reports

Quando declararam “guerra” aos terroristas do Estado Islâmico, os participantes do grupo hacktivista Anonymous foram chamados de “idiotas” pelos seus novos inimigos e, de acordo com suas últimas ações no Twitter, eles não têm feito um bom trabalho em desmentir o adjetivo. As milhares de contas da rede social sendo reportadas por ele como participantes ou simpatizantes do ISIS foram consideradas “muito imprecisas” e seus reports estão sendo ignoradas.

O Anoymous chegou a pedir ajuda em sua guerra ao terror pelo IRC, onde postou um guia e link para que outros usuários os ajudem na localização e report de contas que serão afiliadas ao Estado Islâmico. Já foram reportadas e suspensas milhares de contas através dos bots feitos pelo Anonymous para o report automático e, segundo uma revisão do Ars Technica, a maioria delas não é afiliada especificamente ao ISIS. Algumas delas, sim, chegaram a postar mensagens simpáticas ao movimento, mas outras são de palestinos, outras parecem estar, na verdade, “trollando” os terroristas e algumas são meramente contas escritas em árabe. Essas últimas, segundo o Gizmodo, ajudam a dar a essa “luta” do Anonymous uma aparência um pouco racista e xenofóbica.

Não ajuda o fato do canal do IRC feito especialmente para a “Operação Paris” ter muitos participantes meio “perdidos” na situação. Um usuário chegou a perguntar “quem é ISIS?”, enquanto os moderadores exigiram que só se falasse em inglês no canal.

Quanto ao Twitter, segundo o Daily Dot, um porta-voz não identificado afirmou que eles têm uma equipe dedicada em revisar as contas reportadas como partidários do ISIS, e que eles já não revisam reports anônimos, mas uma análise de terceiros os informou que as listas de contas que eles têm recebido “são muito imprecisas e cheias de acadêmicos e jornalistas”.

Na parte do “eu não disse?”, um conhecido crítico do grupo Anonymous e também hacker, que se auto-intitula Jester, já havia, logo depois da primeira mensagem de anúncio de ciberguerra contra o ISIS, criticado (e muito) os métodos dos hacktivista, os acusando de aproveitar grandes eventos ou tragédia para se promoverem e, no fim, atrapalharem mais do que ajudarem. Em um post no seu blog, Jester cita outros erros cometidos pelo grupo e está fazendo um update ao vivo dos deslizes na atual “#OpParis“. Segundo ele, a conta oficial para a “operação” no Twitter chegou a reconhecer que erraram, mas o tweet deles, se for real, foi deletado.

{via}ArsTechnica|http://arstechnica.com/tech-policy/2015/11/whos-isis-anonymous-opparis-campaign-against-islamic-state-goes-awry/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções