Aplicativos Android enviam dados desnecessários que nem o próprio usuário sabe, segundo pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a maioria dos aplicativos de dispositivos Android gera informações e dados que não fazem diferença para o usuário. O estudo foi feito com os 500 apps mais populares que utilizam este sistema operacional, e os dados ocultos enviados e recebidos não são necessários para o funcionamento do serviço.

Também foi revelado que pelo menos metade dos aplicativos possuem essa troca de informações assim que é iniciado. Isso ocorre porque o próprio serviço executa pacotes de análises padrão do Android, que oferece estatísticas e dados sobre seu uso - o que seria um feedback para os desenvolvedores melhorarem o app. Mesmo assim, a ausência dessa comunicação não afetaria no desempenho da ferramenta.

Malware do Android toma controle do aparelho e até instala aplicativos sem permissão do usuário

Para provar isso, o MIT modificou 47 aplicativos. O instituto eliminou as conexões de dados desnecessárias, e, depois de testes, constatou que 30 desses apps continuavam com o mesmo desemprenho que o serviço original. As outras versões modificadas manteram as mesmas funcionalidades, porém, sem anúncios.

- Continua após a publicidade -

"Um aplicativo do Wal-Mart, por exemplo, permite aos usuários digitalizar os códigos de barras dos produtos nas prateleiras das lojas Wal-Mart e recuperar seus preços. Mas cada vez que ele faz isso, ele também envia informações para um servidor que parece estar associado com o eBay. Desabilitar essa conexão não teve efeito sobre o comportamento do aplicativo."
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Isso não significa que esses dados são malwares ou podem comprometer o sistema do smartphone, mas é apenas um problema do próprio sistema Android. Metades desses dados gerados são apenas análises, como relatórios de crash e desempenho, e embora sejam "desnecessários" para o usuário, podem ser úteis para os desenvolvedores otimizarem os aplicativos. 

- Continua após a publicidade -

{via}MIT|http://news.mit.edu/2015/data-transferred-android-apps-hiding-1119{/via} 


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.