Índice do Artigo

Notícias

Aplicativos Android enviam dados desnecessários que nem o próprio usuário sabe, segundo pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a maioria dos aplicativos de dispositivos Android gera informações e dados que não fazem diferença para o usuário. O estudo foi feito com os 500 apps mais populares que utilizam este sistema operacional, e os dados ocultos enviados e recebidos não são necessários para o funcionamento do serviço.

Também foi revelado que pelo menos metade dos aplicativos possuem essa troca de informações assim que é iniciado. Isso ocorre porque o próprio serviço executa pacotes de análises padrão do Android, que oferece estatísticas e dados sobre seu uso – o que seria um feedback para os desenvolvedores melhorarem o app. Mesmo assim, a ausência dessa comunicação não afetaria no desempenho da ferramenta.

Malware do Android toma controle do aparelho e até instala aplicativos sem permissão do usuário

Para provar isso, o MIT modificou 47 aplicativos. O instituto eliminou as conexões de dados desnecessárias, e, depois de testes, constatou que 30 desses apps continuavam com o mesmo desemprenho que o serviço original. As outras versões modificadas manteram as mesmas funcionalidades, porém, sem anúncios.

“Um aplicativo do Wal-Mart, por exemplo, permite aos usuários digitalizar os códigos de barras dos produtos nas prateleiras das lojas Wal-Mart e recuperar seus preços. Mas cada vez que ele faz isso, ele também envia informações para um servidor que parece estar associado com o eBay. Desabilitar essa conexão não teve efeito sobre o comportamento do aplicativo.”
– Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Isso não significa que esses dados são malwares ou podem comprometer o sistema do smartphone, mas é apenas um problema do próprio sistema Android. Metades desses dados gerados são apenas análises, como relatórios de crash e desempenho, e embora sejam “desnecessários” para o usuário, podem ser úteis para os desenvolvedores otimizarem os aplicativos. 

{via}MIT|http://news.mit.edu/2015/data-transferred-android-apps-hiding-1119{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções