Malware do Android toma controle do aparelho e até instala aplicativos sem permissão do usuário

A empresa de segurança Lookout encontrou um malware em aparelhos Android que pode tomar o controle do aparelho, agir como administrados e até mesmo instalar apps sem a permissão do usuário.

O malware da família Shedun foi encontrado em aplicativos infectados de lojas de terceiros, fora da Play Store. Para tomar o controle do dispositivo, o software malicioso se aproveita da ingenuidade do usuário e do Serviço de Acessibilidade do Android, que serve para ajudar deficientes visuais a utilizarem o sistema operacional.

O malware lança pop-ups, como o da imagem acima, dizendo que vai melhorar a performance do dispositivo ou esconder propagandas se o usuário der permissão para o software utilizar o Serviço de Acessibilidade do Android. Se o usuário aceita, o malware toma controle da ferramenta de acessibilidade e pode fazer tudo no sistema operacional.

No vídeo abaixo, é possível ver o Shedun baixando um aplicativo, mesmo quando o usuário aperta o botão negando a instalação. Chega a ser assustador a forma em que o malware se torna independente do usuário:

Segundo os pesquisadores que descobriram o vírus, o que torna o malware tão grave é o fato dele não se aproveitar de vulnerabilidades, mas sim de um serviço oficial do Android.

"Os malwares da família Shedun não tiram vantagem de ferramentas legítimas. Ganhando permissão para usar o serviço de acessibilidade, o Shedun pode ler o texto que aparece na tela, ver o prompt de instalação, rolar pelas permissões e finalmente apertar o botão de instalar sem nenhuma interação física do usuário" - Lookout, empresa de segurança móvel

Como o malware consegue permissões de serviços do Android e praticamente se integra ao sistema, é quase impossível remover o software do dispositivo infectado. Segundo a Lookout, mesmo que seja feito um reset de fábrica, o Shedun ainda pode ficar no aparelho.

{via}Lookout|https://blog.lookout.com/blog/2015/11/19/shedun-trojanized-adware/{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.