Silenciosamente, Sony lança emulador de PS2 para o Playstation 4 junto com bundle de Star Wars

Rumores sobre a produção de um emulador para Playstation 1 e 2, dentro do Playstation 4, já "correm a solta" na internet desde o começo do ano passado. Depois de um tempo de silêncio, sem nenhum alarde a Sony lançou o serviço no bundle de Star Wars incluiu junto com Battlefront outros 4 títulos: Super Star Wars, Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge e Star Wars: Bounty Hunter, sendo que 3 desses títulos foram originalmente lançados no Playstation 2. 

De acordo o site EuroGamer, há diversos indícios de que se trata de um emulador rodando no PS4 que viabilizam o funcionamento desses games. Seria possível notar o remapeamento dos botões "start" e "select" para as laterais dos touchapds, um redimensionamento do logo do PS2 ao iniciar o jogo e até mesmo um recurso para gerenciar os saves que remota aos saudosos memory cards. É importante frisar que a Sony não permite o remapeamento dos comandos do controle por desenvolvedoras third party, outro indicativo que temos aqui um software desenvolvido pela própria Sony realizando esses ajustes.

A Sony teria trazido um tratamento básico através desse emulador. Enquanto em elementos 2D como texturas não há muito o que se fazer além de um forçado upscalling, perdendo dessa forma qualidade, os modelos em 3D ganharam um melhor tratamento e definição. Os games do Playstation 2 trabalhavam entre 512x448 e 640x448. Análises iniciais indicam que o emulador presente no PS4 trabalha em 1292x896.

Quando questionada sobre o novo recurso, a Sony deu uma resposta bastante clara e curta ao Wired: "Estamos trabalhando em utilizar uma tecnologia de emulador para PS2 para trazer os games do console para a nova geração. Não temos mais nada para comentar nesse tópico no momento".

Artigo: Entenda como funciona a retrocompatibilidade do Xbox One com games do Xbox 360

- Continua após a publicidade -

A introdução da retrocompatibilidade com games do Playstation 2 tem potencial de trazer muitos títulos da ampla biblioteca de jogos do videogame, um dos mais populares entre os gamers. A política da Sony em relação aos games antigos tem sido marcada principalmente por remasterizações dos títulos, enquanto sua rival Microsoft lançou recentemente a retrocompatibilidade de títulos do Xbox 360 no Xbox One, que possibilitou a donos de jogos do console anterior jogar seus games antigos no novo videogame com maior fluidez, resultado do hardware mais potente, sem precisar pagar nada.

{fonte}Wired|http://www.wired.com/2015/11/playstation-2-emulation-coming-to-ps4-sony-confirms/{/fonte} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
ps4
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.