AMD anuncia Radeon R9 380X com desempenho 15% mais rápido do que a R9 380

A AMD acaba de lançar a Radeon R9 380X, placa de vídeo baseada no chip Antigua XT que apresenta um desempenho 15% mais rápido do que a Radeon R9 380. Antigua é a nova denominação para Tonga, e só é caracterizada atualmente nas Radeons R9 380 e 380X. As especificações para a Radeon R9 380X incluem o mais recente GCN 1.2 (Graphics Core Next) que só tem sido destaque nas novas placas da família Fiji e Tonga.

Esta placa de vídeo pode apresentar velocidades de 970 MHz e clock padrão e até 1000 MHz em overclock. Ela possui tecnologia de memória GDDR5 4GB que opera ao longo de uma interface de barramento de 256 bits numa frequência de 5,7 GHz (isso oferece uma largura de banda de 182,4 GB/s). Com overclock dos modelos de fábrico, espera-se que se chegue até 6 GHz, com largura de banda de 192,00 GB/s. O preço oficial nos EUA é de US$ 229 (R$ 857, na conversão direta).

A GPU com tecnologia GCN é a mesma presente na família Fiji, sendo totalmente compatível com recursos como compactação de cores, suporte a API Vulkan e DirectX 12. A capacidade assíncrona de computação da AMD permite que tarefas sejam apresentadas e processadas por unidades de sombreamento de uma forma multi-threaded, mostrando ganhos de performance e evitando lags de processamento. Além disso, a placa vem com a mais recente tecnologia CrossFire XDMA que permite a funcionalidade multi-GPU entre uma ou mais Gpus do mesmo tipo. A Radeon R9 380X contará com um TDP de 190W, incluindo overclock de fábrica. A alimentação é fornecida através de uma entrada de energia dupla de 6 pinos dupla, mas alguns modelos podem exigir uma configuração 8 + 6 pinos para atender aos requisitos de overclocking.

- Continua após a publicidade -

Funcionalidades da Radeon R9 380X

VSR (Virtual Super Resolution): Obtenha uma qualidade de 1440p, mesmo em uma tela 1080p, ao jogar seus jogos favoritos graças ao VSR da AMD.
AMD Eyefinity Tecnology: É possível expandir e personalizar o seu campo de visão conectando até quatro monitores com uma única GPU jogos em multi-tela.
VULKAN: Suporte para esta próxima geração de API para exelentes gráficos em tempo real para desempenho máximo nas jogatinas.
DirectX 12: A nova tecnologia da Microsoft permite grande performance e melhorou o multiprocessamento de GPU e CPU, além de aumentar o desempenho multithreading graças à sync Shaders e o novo buffer de comando para uma renderização de cenas mais eficiente.
Tecnologia AMD Crossfire: Escala até quatro GPUs AMD CrossFire com e ampliar a capacidade de processamento de gráficos do sistema.
Tecnologia AMD Freesync: Mantem taxas de quadros extremos ao jogar os gamess mais exigentes sem screen tearing, usando a tecnologia de taxas de atualização da AMD que sincroniza automaticamente as imagens entre a GPU e o monitor.
Tecnologia AMD LiquidVR: A AMD está tornando a realidade virtual o mais confortável possível, diminuindo a latência entre os movimentos e a imagem apresentada. Com o Liquid VR, é possível aumentar o realismo do jogo e manter a presença imersiva.

- Continua após a publicidade -

Especificações do chip "Antiqua" na AMD Radeon R9 380X

A Radeon R9 380X usa as mesmas técnicas de compressão de memória que são utilizadas ​​na arquitetura Maxwell para economizar largura de banda, deixando ainda uma grande quantidade de largura de banda disponível para a GPU e uma interface de barramento maior de 256-bit em comparação com interface de barramento de 128 bits. Isto significa quea GPU será capaz de manter-se em títulos AAA em maior resolução e apresentar melhor desempenho em tipos de texturas.

Confira alguns benchmarks da nova Radeon R9 380X. 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.