App de mensagens criptografadas Telegram fecha 78 canais de comunicação usados pelo Estado Islâmico

O aplicativo de mensagens Telegram, que ficou famoso por oferecer opções de enviar mensagens pessoais criptografadas, anunciou o bloqueio de 78 canais relacionados ao Estado Islâmico (ISIS). Diferente do que pode se imaginar, tratam-se de canais públicos, que a organização terrorista utilizava para espalhar sua propaganda em 12 línguas diferentes.

A notícia chega 5 dias após o ISIS se declarar responsável pelos ataques em Paris, que resultaram em 129 mortes e ao menos mais 350 feridos. Desde então, muitas notícias relataram como os terroristas estavam utilizando mensagens criptografadas em suas operações, com o Telegram sendo apontado como o app mais utilizado por eles.

"Nós estamos perturbados em descobrir que os canais públicos do Telegram estavam sendo usados pelo ISIS para disseminar sua propaganda", escreveu a conta oficial do Telegram, num post visível ao público através do app. "Nós estamos analisando com cuidado todos os relatórios enviados através do '[email protected]', e tomaremos as ações apropriadas para bloquear tais canais".

Essa declaração vem cheia de controvérsia, é claro, já que ela entra em conflito direto com o que os próprios criadores do aplicativo já falaram antes. Em setembro de 2015, o fundador da empresa, Pavel Durov, admitiu saber que o Estado Islâmico usava o aplicativo para se comunicar.

Ao ser perguntado se o conhecimento de que os militantes da organização terrorista utilizavam o aplicativo atrapalhava o seu sono, Durov respondeu: "eu acho que, em última análise, a privacidade e o nosso direito a privacidade são mais importantes do que o nosso medo de que coisas ruins, como o terrorismo, aconteçam". A prova está no vídeo abaixo, a partir de 14min38:

Conforme reporta o Buzzfeed (via The New York Times), Pavel Durov chegou a zombar de ideia de bloquear os terroristas, num post na rede social russa criada por ele, a VKontakte. "Eu proponho então banir as palavras. Existem provas de que elas estão sendo usadas pelos terroristas para se comunicar".

{via}The New York Times|http://www.nytimes.com/live/paris-attacks-live-updates/messaging-app-telegram-closes-isis-channels-after-russian-founders-rant-calling-french-socialists-responsible-for-attacks/|Tech Crunch|http://techcrunch.com/video/pavel-durov-of-telegram-whatsapp-sucks/519100555/|Techno Focus|http://www.technbob.com/telegram-ceo-no-issue-with-isis-terrorist-using-app-1947179|CNN Money|http://money.cnn.com/2015/11/18/technology/telegram-isis-shutdown/|Venture Beat|http://venturebeat.com/2015/11/18/telegram-cracked-down-on-78-isis-related-channels-in-12-languages-this-week/|Buzzfeed|http://www.buzzfeed.com/sheerafrenkel/telegram-founder-blames-socialists-for-paris-attacks#.ctmOaGpgX|Internationa Bussiness Times|http://www.ibtimes.com/beyond-twitter-isis-gains-10000-followers-encrypted-messaging-app-telegram-2139287{/via}

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.