Índice do Artigo

Nvidia

Pela primeira vez, mais de 100 supercomputadores acelerados por GPU estão na lista TOP500

O uso de placas de vídeo em supercomputadores está crescendo no mundo, e prova disso é a última versão da lista TOP500, que inclui as 500 principais máquinas do tipo. Pela primeira vez na história, mais de 100 supercomputadores acelerados por placas de vídeo entraram na lista.

Esses computadores de alto desempenho correspondem a 143 petaflops de poder de processamento, mais de um terço do total de flops da lista. Máquinas do tipo utilizando seu imenso poder para ajudar em pesquisas científicas – em áreas como física quântica, mecânica e modelagem molecular – na meteorologia e em simulações de aviões e carros em túneis de vento, entre outras coisas.

De acordo com o pessoal da Nvidia, que opera nessa área com sua linha de GPUs Tesla, existem 3 motivos que explicam a maior quantidade de supercomputadores acelerados no TOP500. Uma delas é a desaceleração da Lei de Moore, que faz com que os fabricantes acabem precisando buscar maneiras novas e mais eficientes de obter potência computacional – já que, geralmente, máquinas do tipo são baseadas apenas em várias e várias CPUs.

A outra tem a ver com as centenas de aplicativos úteis para a área que agora possuem aceleração por GPU. “Um dia, todos os supercomputadores serão acelerados”, diz Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia. Â“Os principais locais de supercomputação do mundo se voltam à computação acelerada por GPU – tendência esta refletida na lista dos TOP500. À medida que a descoberta acelerada e os pesquisadores se voltam à computação, aprendizado de máquinas e visualização, veremos essa tendência aumentar.”

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções