Nvidia revela detalhes da arquitetura Pascal: placas terão até 16GB de HBM2 e 1TB/s de banda

A Nvidia revelou novos detalhes da arquitetura Pascal, que será a base para a próxima geração de placas de vídeo da empresa. Como de costume, os chips da próxima geração serão fabricados na Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). O processo utilizado será o novo FinFET de 16 nm.

Mas a grande novidade está nas especificações das memórias, já que a arquitetura Pascal vai trazer suporte para até 32 GB HBM2. Apesar disso, a Nvidia disse que vai lançar produtos com até 16 GB de VRAM, que serão fabricados pela SK.Hynix e pela Samsung.

A Nvidia projeta um grande avanço em termos de largura de banda, já que os novos módulos HBM2 deverão proporcionar 1 TB/s. Para comparar, placas de vídeo com 12 GB GDDR5, como a Tesla K40 (baseada em Kepler) e as Tesla M4 e M40 (baseadas em Maxwell) atingiam 288 GB/s.

Vale lembrar que essas informações foram divulgadas pela própria Nvidia durante a edição japonesa da GPU Technology Conference. No contexto da apresentação, a empresa estava falando bastante das placas da linha Tesla, então ficamos na espera para saber o quanto disso vale para o mercado consumidor, especialmente no caso da linha GeForce.

{via}VR World|http://vrworld.com/2015/11/16/nvidia-unveils-pascal-gpu-16gb-of-memory-1tbs-bandwidth/|Guru 3D|http://www.guru3d.com/news-story/nvidia-talks-pascal-16gb-of-memory-and-1tbs-bandwidth.html{/via} 

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.