Desenvolvedores reclamam sobre a demora da Microsoft em lançar ponte de apps Android para Windows 10

A Microsoft confirmou ainda no começo deste ano uma nova ferramenta que faria aplicativos Android serem executados no Windows 10, mas, de acordo com o Windows Central, esta ferramenta ainda não está pronta. A gigante do software criou o Windows Bridge para Android, chamado também de "Projeto Astoria", para ajudar criadores de aplicativos a converterem os apps de Web, iOS e Android para o Windows. Mas desenvolvedores disseram (e reclamaram) que esta ferramenta ainda não está disponível.

[+Update] Microsoft estaria desenvolvendo software que transforma Android em Windows 10

 
Vídeo de divulgação do Projeto Astoria

Depois de um tempo, o Projeto Astoria ficou desaparecido e a Microsoft nunca mais mencionou sobre ele abertamente. Nenhum desenvolvedor da Microsoft respondeu às duvidas de usuários no fórum da empresa sobre o software, e, recentemente, o subsistema Android foi removido do Windows 10 Mobile Insider.

"Estamos comprometidos em oferecer aos desenvolvedores muitas opções para levar seus aplicativos para a plataforma Windows, incluindo pontes disponíveis agora para Web e iOS, e logo Win32. A ponte Astoria ainda não está pronta, mas outras ferramentas oferecem ótimas opções para os desenvolvedores, como a Ponte iOS. Com ela, os desenvolvedores podem criar aplicações a partir do seu código nativo que rodam em todos dispositivos Windows 10."
- Porta-voz da Microsoft


O Android Bridge é apenas um emulador que teve muitos problemas técnicos e pontos fracos, de acordo com o Windows Central. Apesar disso, o "Projeto Islandwood" para iOS requer que os aplicativos sejam reformulados antes que possam ser importados para o Windows, e nem por isso foi deixado de lado. Muitos desenvolvedores de apps Android também fazem apps para iOS, e isso talvez seja um dos motivos pelos quais a Microsoft ainda não terminou de desenvolver o Projeto Astoria.

Veja como fica o Windows 10 em smartphones

Os projetos anunciados pela Microsoft no início do ano são:
Projeto Westminster - Para portar aplicativos Web
Projeto Centennial - Para portar aplicativos Win32 clássico
Projeto Islandwood - Para portar aplicativos iOS
Projeto Astoria - Para emular os apps Android

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.