A evolução do Windows: conheça os 30 anos de história por trás do Windows 10

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, e isso todos sabem. A interface, que neste ano alcançou sua popular versão Windows 10, já conta com 30 anos de história e curiosidades. Vamos fazer aqui uma breve recapitulação e destacar as novidades que cada lançamento trouxe nessa longa caminhada em se desenvolver um sistema de tanto sucesso.

_________________________

1985 - Windows 1.0

A primeira interface gráfica do usuário (GUI) feita pela Microsoft foi lançada no dia 20 de novembro de 1985. Ele trazia ao usuário o conceito de "multitarefas" em diferentes janelas (de onde saía seu nome), rodando programas do MS-DOS numa aparência de 16-bits. Ele já vinha com um programa que temos até hoje: o insubstituível e eterno MS Paint

- Continua após a publicidade -

_________________________

1990 - Windows 3.0

Lançado em 22 de maio de 1990, o Windows 3.0 foi a primeira versão do sistema a alcançar um grande sucesso comercial, trazendo melhorias significativas na aparência da interface em relação ao seu antecessor. Um dos motivos dessa evolução vem das cores. Enquanto o Windows 1.0 só suportava 6, o 3.0 já saltou para 16. Com ele vieram dois jogos clássicos dos sistemas Microsoft: Paciência e Campo Minado.

_________________________

- Continua após a publicidade -

1995 - Windows 95 

Em apenas 5 anos o sistema dá um salto. No dia 24 de agosto era lançado o Windows 95, com uma mudança visível já no jeito em que a Microsoft nomeava seu principal produto. Isso foi pra destacar como este sistema era diferente em relação aos seus antecessores. O Windows 95 é, basicamente, o Windows como o conhecemos hoje. Foi nele que estreou o amado Menu Iniciar e o Windows Explorer para o gerenciamento de pastas e arquivos. Foi também neste sistema, em versões atualizadas, que foi introduzido o Internet Explorer, que seria mais tarde, por muitos anos, o navegador de internet mais usado no mundo.

 _________________________

1998 - Windows 98

O Windows 98 começou a ser vendido no dia 25 de junho de 1998 trazendo melhorias, principalmente, em nível de hardware e melhores otimizações. O sistema, por exemplo, vinha com suporte nativo a dispositivos de DVD e USB, permitindo o "plug'n'play" de teclados e mouses e facilitando muito a experiência do usuário. O Outlook Express fez aqui a sua estreia. 


Também foi o Windows 98 que nos trouxe essa linda e inesquecível cena. 

_________________________

2000 - Windows ME

No dia 14 de setembro do ano 2000 era lançado o Windows Millenium Edition, que ficou mais conhecido como Windows ME. O sistema ganhou seu nome em homenagem à virada do novo milênio que se aproximava. Essa versão não fez o mesmo sucesso que as outras, mas introduziu ferramentas interessantes e atualmente indispensáveis, como a Restauração do Sistema, por exemplo.

_________________________

2001 - Windows XP 

O Windows XP trouxe, novamente, uma repaginada completa no visual do sistema operacional da Microsoft. O "XP" do nome é para "experience", ou seja, experiência. Uma plataforma completamente focada na qualidade da experiência do usuário. Um dos recursos que estrearam nessa versão foi a possibilidade de agrupar janelas iguais na barra de tarefas e transformá-las numa lista, uma capacidade muito bem-vinda num momento em que a evolução da performance dos computadores permite cada vez mais programas funcionando ao mesmo tempo. Mostrando que a otimização pra "multitarefa" é um dos maiores objetivos da Microsoft desde o lançamento do primeiro Windows.

_________________________

2006 - Windows Vista

Nenhuma outra versão do sistema trouxe tantas mudanças no visual como o Windows Vista, tanto que ele colocou isso até no nome. Lançado no dia 8 de novembro de 2006, o sistema trazia diversas novidades, mas, a que mais chamou a atenção logo de cara foi a transparência. O design do novo sistema operacional trazia janelas e um Menu Iniciar semi-transparentes, além de um recurso chamado Flip 3D, para navegar entre as janelas abertas de maneira intuitiva e elegante. Foi o Windows Vista que trouxe também os gadgets para a área de trabalho, pequenos programas customizáveis para o usuário escolher. 

_________________________

2009 - Windows 7

O Windows 7 mostrou que o caminho estabelecido pelo Windows Vista em relação ao design veio pra ficar, mas trouxe várias melhorias, principalmente na performance e estabilidade do sistema. Lançado para o público no dia 22 de outubro, essa versão do sistema operacional da Microsoft se tornou quase imediatamente uma das preferidas do público e continua sendo a mais usada no mundo todo até hoje.

_________________________

2012 - Windows 8

O Windows 8 chegou no dia 26 de outubro de 2012 trazendo uma interface toda modificada para se preparar para as telas sensíveis ao toque que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Foi introduzida aqui uma nova experiência no uso do Windows, com a chegada dos "Blocos Dinâmicos" para a área de trabalho dos usuários. Conhecidos em inglês como "Live Tiles" eles aproximavam a interface do PC àquela do Windows Phone, para um uso mais intuitivo em telas controladas pelo toque. Para completar a experiência, chegou no sistema a Windows Store, a loja do Windows, onde os usuários tinham acesso a aplicativos oficiais da Microsoft e autorizados para baixar diretamente no PC.

_________________________

2015 - Windows 10

No dia 29 de julho deste ano foi lançada a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10. Essa é uma das versões que mais veio com novidades, a começar pelo seu sistema de distribuição. A Microsoft ofereceu o update gratuito para todos os seus usuários que tenham o Windows 7 ou o Windows 8 instalado, podendo fazer a atualização diretamente por uma ferramenta do sistema. Mas não só a gratuidade da plataforma, vários novos recursos tornaram essa versão do Windows o mais rapidamente adotado da história.

O Windows 10 trouxe o novo navegador para a internet da Microsoft, o Edge, bem mais leve que seu antecessor Explorer, por exemplo. Também foi introduzida a assistente digital Cortana, que ainda não podemos usar em português, mas em breve vamos ter uma atualização pra isso. O aplicativo do Xbox é outra grande novidade, onde é possível para os jogadores verem suas contas do vídeo game e até fazerem streaming dos seus jogos direto do console para o PC ou outra plataforma rodando Windows 10, com compatibilidade total ao controle do Xbox One.

O Menu Iniciar, que havia sido removido na versão anterior, voltou de maneira totalmente renovada, incorporando aplicativos diretamente no menu e as guias clássicas que já faziam parte do dia-a-dia dos usuários. A Windows Store também foi atualizada, com ports de aplicativos para a versão Mobile do Windows sendo trazidos para rodar nativamente na área de trabalho. E os "Blocos Dinâmicos" não foram abandonados! Eles são, agora, opcionais. O usuário que tem uma tela sensível ao toque pode optar por substituir o Menu Iniciar por eles de volta.

O Windows 10 também vai marcar o lançamento do DirectX 12, a mais nova versão da interface da Microsoft para jogos, que virá trazendo ganhos visíveis na performance de diversos jogos, sem o usuário precisar pagar mais nada por isso.

Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.