Santos Dumont, o maior supercomputador da América Latina, é equipado com processadores Intel Xeon

Nesta semana, aconteceu no Brasil a Intel Inovation Week e a companhia anunciou que está equipando o Santos Dumont, maior supercomputador da América Latina, com processadores Intel Xeon.

Com 15 toneladas e capacidade de fazer 1,1 bilhões de operações por segundo, o computador fabricado pela Bull foi equipado com mais processadores Xeon e aceleradores da família Xeon Phi.


Será que roda Batman Arkham Knight liso?

O PC nada modesto que leva o nome do grande aviador brasileiro chegou ao país em setembro. O dispositivo é 1 milhão de vezes mais rápido que um notebook comum e não pode ser utilizado para jogos: a finalidade do supercomputador é auxiliar em pesquisar acadêmicas e inovação tecnológica. Além disso, o computador pode ser usado em diversas áreas, que vão desde a meteorologia até a medicina.

"Um antigo sonho da comunidade científica brasileira era ter acesso a computadores mainframe que permitissem fazer ‘Grande CiênciaÂ’ de maneira altamente competitiva. A instalação do Santos Dumont, como nó central do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho, transforma esse sonho em realidade" - Pedro L. da Silva Dias, diretor do LNCC


O computador foi fabricado pela Bull na França e está atualmente na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Como dá pra imaginar, não é fácil manter o dispositivo gigante ligado. O Santos Dummont ocupa 380 m², seu peso equivale ao de dois elefantes e ele consome energia suficiente para alimentar um bairro com três mil moradores.

- Continua após a publicidade -

Se você quiser tentar a sorte e comprar o Santos Dummont para rodar os principais lançamentos do mundo dos games, é necessário desembolsar  R$ 60 milhões, o que daria para comprar 2 mil PCs dos Sonhos Adrenaline e aproximadamente 30 mil cópias do PC Baratinho para jogar.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.