Ford desenvolve tecnologia para diminuir os ruídos dentro do veículo

A Ford está trabalhando em uma tecnologia para tornar seus veículos de luxo mais silenciosos, ou pelo menos passar essa impressão. O recurso chamado controle ativo de ruído emite ondas sonoras que anulam o sons indesejados dentro do veículo, como o barulho do motor, transmissão e vento.

Tecnicamente, o carro não vai fazer menos barulho, mas quem estiver dentro do veículo vai ouvir menos ruídos. O princípio é o mesmo utilizado em fones de ouvido com cancelamento de ruído nos aviões. De acordo com a Ford, o controle ativo de ruído utiliza três microfones posicionados em locais estratégicos da cabine, o que anula os som do motor e de outros componentes do veículo.

Por enquanto, a tecnologia de redução de barulho da Ford só está presente no modelo de luxo Mondeo Vignale (imagem acima), que só é vendido na Europa. Segundo a montadora, o  controle ativo de ruído  chegará em outros veículos em breve.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.