Nvidia e AMD aumentam suas vendas de GPUs para o trimestre, mas vendas anuais continuam em baixa

Com novos lançamentos de GPUs no ano, tanto para a AMD como para a Nvidia, o mercado reagiu e as duas empresas viram um ganho relevante em suas vendas neste trimestre, em relação ao anterior, principalmente para a fabricante das GeForce GTX, segundo a firma de pesquisas de mercado JPR. Já na comparação ano a ano, entretanto, as vendas de componentes para PC continuam em expressiva queda.

A Nvidia viu um incremento em suas vendas de placas de vídeo de 21% em relação aos três meses passados, enquanto a AMD teve um ganho de 16%. Cada uma das empresas fechou o trimestre atual com um market share de 15,7% e 11,5%, respectivamente. Boas notícias, já que isso significa que elas aumentaram em relação ao trimestre anterior. Já em relação ao ano, não foi tão bom pra AMD, que viu um declínio de 2,7% em sua presença de mercado, contra um aumento de 1,6% conseguido pela sua rival.

Esse ganho para o trimestre pode mostrar uma retomada de confiança do consumidor no segmento de componentes para o PC, que é indispensável para o mercado que continue aparecendo nos trimestres seguintes, pois o prospecto do mercado de PCs como um todo, anualmente falando, infelizmente continua em declínio. As vendas de GPUs ano-a-ano caíram 19%, enquanto a queda para gráficos de desktop foi de 13% e a venda de notebooks foi a que mais caiu: 22%.

{via}Jon Peddie Research|http://www.jonpeddie.com/press-releases/details/overall-gpu-shipments-increased-9-from-last-quarter-nvidia-increased-21-amd{/via}

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.