
FEI conquista hexacampeonato na competição de robótica do Brasil
A Equipe Small Size League da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) conquistou o hexa campeonato na XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR), maior evento de robôs do país.
Com o título, a FEI é hexacampeã brasileira e tetra campeã latino americana. A final foi disputada conta a equipe Warthog da USP-São Carlos, e a semifinal foi contra a tradicional equipe da FURGBOL, que atualmente possui seis títulos na categoria.
“O jogo se tornou tenso e emocionante na segunda etapa, com chances de cada lado e gritos eufóricos da torcida a cada bola na trave, chance desperdiçada e defesas milagrosas dos goleiros. No finalzinho da partida a equipe RoboFEI conseguiu chegar ao terceiro gol e sagrar-se campeã com o placar de 3x1”, conta o Coordenador do Projeto Robô FEI e Coordenador do Departamento de Ciência da Computação do Centro Universitário FEI, Prof. Flavio Tonidandel.
Crédito: Leonardo Britos
Pesquisadores criam "mãe-robô" capaz de construir gerações de robôs menores que "evoluem"
Na categoria Humanoide League a Equipe da FEI garantiu o segundo lugar em disputa acirrada nos pênaltis. Outra colocação muito comemorada pela a equipe da FEI foi o terceiro lugar na categoria Home League, sendo a primeira participação da Instituição com o robô que executa tarefas domésticas. A estreia na categoria contou com o robô Judite que executou tarefas como a reconhecer objetos, interagir com o público e seguir uma pessoa.
Os robôs que participam do campeonato são aprimorados anualmente – tanto a parte de programação (Software) quanto a mecânica e eletrônica (hardware). Nesta edição, os competidores da categoria Humanoide, tiveram sua locomoção e chute aperfeiçoados. Já os da Small Size, melhoraram seu posicionamento em campo. Os robôs são completamente autônomos e jogam futebol ou realizam suas tarefas sem qualquer interferência humana.
Crédito: Leonardo Britos
Japão vai estrear filme com a primeira protagonista android do mundo
Cerca de 20 estudantes da FEI foram até Uberlândia para a competição. São eles: graduandos e pós-graduandos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Engenharia de Automação e Controle.