Japão vai estrear filme com a primeira protagonista android do mundo

O Japão vai trazer às telonas o filme "Sayonara", no qual a atriz principal da trama é uma androide capaz de reproduzir falas e expressões humanas. O longa chega nos cinemas japoneses dia 21 de novembro, depois de sua estreia internacional durante o 28º Festival de Cinema de Tóquio. O androide é o modelo "Geminoid-F".

Sharp apresenta o RoboHon: seu smartphone que é um robô, ou seu robô que é um smartphone?

O filme narra a relação entre Leona, uma robô humanoide, e Tania, uma mulher que ficou gravemente doente depois de ter sido afetada pelas radiações resultantes de um acidente nuclear. O roteiro é a adaptação de uma obra de teatro japonesa, protagonizada por um casal formado por um humano e um androide.

O corpo da robô humanoide foi construído com um esqueleto metálico articulado coberto por borracha e silicone, já que esses materiais dão aspeto semelhante à pele humana. No filme, a protagonista artificial fica o tempo inteiro sentada, e suas expressões e falas são controladas por uma atriz nos bastidores.

O androide "Geminoid-F" foi desenvolvido por Hiroshi Ishiguro, que desde 2005 desenhou e construiu várias gerações de robês com aspeto humano capazes de interagir com pessoas, incluindo um clone robótico de si próprio.

Veja o robô humanoide da Boston Dynamics, do Google, dando uma volta na floresta

- Continua após a publicidade -

"Sayonara" é um projeto conjunto do realizador japonês Koji Fukada ("Hospitalidade"), o dramaturgo Oriza Hirata e o professor e engenheiro Hiroshi Ishiguro, líder do Laboratório de Telecomunicações Avançadas do Japão, que é conhecido pelos seus desenhos de robôs com aspeto humano.

{via}Diário de Notícias|http://www.dn.pt/artes/interior/chega-aos-cinemas-o-primeiro-filme-protagonizado-por-atriz-androide-4865914.html{/via} 


Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.