Confira mais sobre as funcionalidades do AMD Radeon Software Crimson

A AMD anunciou nesta semana que seu tradicional pacote de drivers Catalyst para GPUs da linha Radeon será substituído pelo novo Radeon Software. E a primeira atualização do produto virá com o Radeon Software Crimson Edition, que traz uma interface totalmente diferente do Catalyst e foi desenvolvido pela empresa ao longo de um ano.

O novo painel de controle chamado Radeon Settings é mais rápido e intuitivo. Além disso, a AMD informou que o novo software é baseado no framework QT e não em .NET como o Catalyst. O painel Radeon Settings pode detectar os jogos instalados e assim permitir que o usuário defina opções como antialiasing, tessellation, V-sync e até mesmo configure diferentes perfis de overclock para cada jogo.

Essa ferramenta possui cinco novas funcionalidades: gerenciamento de jogos, pré-ajustes de qualidade de vídeo, integração de mídias sociais, instalação simplificada EF e barra de notificações do sistema. Já as opções recomendadas para jogos estarão disponíveis separadamente através do aplicativo Gaming Evolved, que é suportado por terceiros.

- Continua após a publicidade -

Os recursos do painel Radeon Settings estão agrupados em cinco categorias: Gaming, Video, Display, Eyefinity e System.

O Radeon Settings, evolução do Catalyst Control Center (CCC), foi apresentado com as três mudanças de interface mais notáveis. O design e layout da ferramenta atual é mais limpo e mais rápido para abrir. Esse software tem um otimizador de games incorporado, que irá procurar os títulos em seu computador, mostrar suas definições e apontar quais os melhores ajustes para seu sistema rodar determinado jogo.

 

- Continua após a publicidade -

Todos os jogos instalados são mostrados no painel de gerenciamento de jogos no Radeon Settings, que também traz opções para personalizar as configurações gráficas a partir deste painel. Nele é possível armazenar perfis para cada game específico para executá-lo em suas configurações gráficas desejadas. Alguns dos ajustes são; níveis de anti-aliasing, níveis de tessellation, propriedades do V-Sync e controle de taxa de quadros para economizar a energia do PC. 

A edição Crimson Edition apresenta um tempo de inicialização mais rápido (até 10x mais rápido) do que Catalyst Control Center. Por exemplo, o CCC da AMD demora uma média de 8 segundos a iniciar, enquanto o Radeon Settings precisa de apenas apenas 0,6 segundos para começar.

Além disso, o novo Radeon Software da AMD inclui configurações de vídeo e de exibição predefinidas. Isso torna as coisas mais simples para obter a melhor experiência de visualização em filmes para a família ou uma melhor experiência em games para usuários, especialmente da linha Fury.

 

No software, também está disponível a tecnologia Eyefinity da AMD. Ela é uma opção capaz de fornecer suporte não só a vários monitores mas também sustentar resoluções de tela altíssimas de forma simultânea. 

Com o novo sistema, a AMD também oferece ao usuário a opção de analisar seu hardware e software dentro da ferramenta para tornar a identificação dos componentes mais simples e achar uma solução para possíveis problemas o mais rápido possível.

A tela inicial do Radeon Settings apresenta no painel suas cinco categorias listadas (Gaming, Vídeo, Display, Eyefinity e Sistema). O painel de Notificações irá fornecer notificações gerais, tais como erros, mensagens e anúncios de marketing AMD/Radeon. Caso o usuário não quiser que os anúncios sejam exibidos, é possível customizar o espaço, já que a AMD fornece instruções sobre como atualizar este painel.

Existem algumas opções no canto inferior na interface que também que fornecem atualizações, preferências, notificações e de redes sociais que estão ligadas aos canais AMD oficiais como Facebook, Twitter e Google+. O painel de atualizações é por onde você vai verificar o status de seus drivers; se eles estão atualizados ou novos drivers estão disponíveis para instalar.

A primeira versão do Radeon Software Crimson deve ser disponibilizada para download até o final deste ano. A nomenclatura das atualizações do software permanecerá como era de costume no Catalyst. A primeira versão (que poderá sair em novembro) terá o esquema de nomeação 15.11 (15 =  ano; 11 = mês). E assim para as respectivas atualizações.  

A Radeon Technologies Group é uma equipe com funções de englobar e captar os pontos mais importantes nas questões de visualização de jogos, como o DirectX 12 e tecnologias de Realidade Virtual. Essa equipe liderada pelo vice-presidente sênior e arquiteto-chefe Raja Koduri é a responsável pelo desenvolvimento do Radeon Software.

O grupo tem como objetivo impulsionar o setor de games melhorando o desempenho de novas GPUs através de tecnologias originais. Essas tecnologias possuem a garantia de que os novos softwares podem suportar GPUs do mais alto nível e desempenho. Confira no vídeo detalhes do novo driver com depoimento de Raja Koduri e Terry Makedon (em inglês).

Evolução do AMD Catalyst Control Center (CCC)

Interface do CCC 

Tags
amd
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.