Índice do Artigo

AMD

Confira mais sobre as funcionalidades do AMD Radeon Software Crimson

A AMD anunciou nesta semana que seu tradicional pacote de drivers Catalyst para GPUs da linha Radeon será substituído pelo novo Radeon Software. E a primeira atualização do produto virá com o Radeon Software Crimson Edition, que traz uma interface totalmente diferente do Catalyst e foi desenvolvido pela empresa ao longo de um ano.

O novo painel de controle chamado Radeon Settings é mais rápido e intuitivo. Além disso, a AMD informou que o novo software é baseado no framework QT e não em .NET como o Catalyst. O painel Radeon Settings pode detectar os jogos instalados e assim permitir que o usuário defina opções como antialiasing, tessellation, V-sync e até mesmo configure diferentes perfis de overclock para cada jogo.

Essa ferramenta possui cinco novas funcionalidades: gerenciamento de jogos, pré-ajustes de qualidade de vídeo, integração de mídias sociais, instalação simplificada EF e barra de notificações do sistema. Já as opções recomendadas para jogos estarão disponíveis separadamente através do aplicativo Gaming Evolved, que é suportado por terceiros.

Os recursos do painel Radeon Settings estão agrupados em cinco categorias: Gaming, Video, Display, Eyefinity e System.

O Radeon Settings, evolução do Catalyst Control Center (CCC), foi apresentado com as três mudanças de interface mais notáveis. O design e layout da ferramenta atual é mais limpo e mais rápido para abrir. Esse software tem um otimizador de games incorporado, que irá procurar os títulos em seu computador, mostrar suas definições e apontar quais os melhores ajustes para seu sistema rodar determinado jogo.

Todos os jogos instalados são mostrados no painel de gerenciamento de jogos no Radeon Settings, que também traz opções para personalizar as configurações gráficas a partir deste painel. Nele é possível armazenar perfis para cada game específico para executá-lo em suas configurações gráficas desejadas. Alguns dos ajustes são; níveis de anti-aliasing, níveis de tessellation, propriedades do V-Sync e controle de taxa de quadros para economizar a energia do PC. 

A edição Crimson Edition apresenta um tempo de inicialização mais rápido (até 10x mais rápido) do que Catalyst Control Center. Por exemplo, o CCC da AMD demora uma média de 8 segundos a iniciar, enquanto o Radeon Settings precisa de apenas apenas 0,6 segundos para começar.

Além disso, o novo Radeon Software da AMD inclui configurações de vídeo e de exibição predefinidas. Isso torna as coisas mais simples para obter a melhor experiência de visualização em filmes para a família ou uma melhor experiência em games para usuários, especialmente da linha Fury.

No software, também está disponível a tecnologia Eyefinity da AMD. Ela é uma opção capaz de fornecer suporte não só a vários monitores mas também sustentar resoluções de tela altíssimas de forma simultânea. 

Com o novo sistema, a AMD também oferece ao usuário a opção de analisar seu hardware e software dentro da ferramenta para tornar a identificação dos componentes mais simples e achar uma solução para possíveis problemas o mais rápido possível.

A tela inicial do Radeon Settings apresenta no painel suas cinco categorias listadas (Gaming, Vídeo, Display, Eyefinity e Sistema). O painel de Notificações irá fornecer notificações gerais, tais como erros, mensagens e anúncios de marketing AMD/Radeon. Caso o usuário não quiser que os anúncios sejam exibidos, é possível customizar o espaço, já que a AMD fornece instruções sobre como atualizar este painel.

Existem algumas opções no canto inferior na interface que também que fornecem atualizações, preferências, notificações e de redes sociais que estão ligadas aos canais AMD oficiais como Facebook, Twitter e Google+. O painel de atualizações é por onde você vai verificar o status de seus drivers; se eles estão atualizados ou novos drivers estão disponíveis para instalar.

A primeira versão do Radeon Software Crimson deve ser disponibilizada para download até o final deste ano. A nomenclatura das atualizações do software permanecerá como era de costume no Catalyst. A primeira versão (que poderá sair em novembro) terá o esquema de nomeação 15.11 (15 =  ano; 11 = mês). E assim para as respectivas atualizações.  

A Radeon Technologies Group é uma equipe com funções de englobar e captar os pontos mais importantes nas questões de visualização de jogos, como o DirectX 12 e tecnologias de Realidade Virtual. Essa equipe liderada pelo vice-presidente sênior e arquiteto-chefe Raja Koduri é a responsável pelo desenvolvimento do Radeon Software.

O grupo tem como objetivo impulsionar o setor de games melhorando o desempenho de novas GPUs através de tecnologias originais. Essas tecnologias possuem a garantia de que os novos softwares podem suportar GPUs do mais alto nível e desempenho. Confira no vídeo detalhes do novo driver com depoimento de Raja Koduri e Terry Makedon (em inglês).

YouTube video

Evolução do AMD Catalyst Control Center (CCC)

Interface do CCC 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções