
Levando 43 anos de história, Museu Itinerante do Videogame teve 3,5 milhões de visitantes em 2015
O Museu do Videogame Itinerante, que carrega 43 anos da história dessa tecnologia que tanto amamos, alcançou a marca de 3,5 milhões de visitantes este ano. O museu viaja pelo Brasil desde fevereiro e passou por nove cidades este ano.
O museu é feito pela coleção de Cleidson Lima, e conta com consoles antigos como Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive e Super Nintendo, até modelos mais novos como o PS4 e Xbox One. O museu itinerante fica em shoppings ou feiras, normalmente com entrada gratuita, permitindo que os visitantes experimentem um pouco da história dos games.
De acordo com o organizador Cleidson Lima, o evento atrai jovens, mas a maioria dos visitantes são adultos, graças ao grande número de consoles antigos e raridades do mundo dos games. "A parte mais legal é ver que os adultos de hoje são as crianças de ontem. Em algumas edições do evento, eu já vi marmanjos chorando enquanto jogavam no Atari".
Atualmente, o Museu Itinerante está em Pato Branco, no Paraná, sendo a última cidade a receber a feira este ano. A turnê 2016 vai começar em janeiro e mais de 10 cidades devem receber o evento, incluindo Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, no Ceará e possivelmente Recife, que foi a cidade com maior número de visitantes em 2015, registrando 800 mil participantes em cerca de 10 dias de evento.
Criado em 2011, o Museu do Videogame Itinerante ficou parado durante os quatro primeiros anos de funcionamento em Campo Grande(MS). O evento começou a receber o apoio de grandes nomes da indústria, como Capcom, Ubisoft e Nintendo, e começou a rodar o país, levando videogames antigos e diversas atrações, como pistas com "Just Dance" e demos de lançamentos do PS4 e Xbox One.
Mais informações sobre o Museu do Videogame Itinerante estão disponíveis no site da iniciativa e também na página do Facebook.
{via}Museu do Videogame Itinerante|http://www.museudovideogame.org/{/via}