Cientistas usam nanopartículas na medicina para prevenir coágulos que causam derrame cerebral

Cientistas do Instituto Wyss da Universidade de Harvard e pesquisadores da Universidade de Massachusetts estão desenvolvendo uma nova solução para "limpar" os vasos sanguíneos obstruídos que causam derrames cerebrais. Isso acontece por meio de uma nanoterapia, um processo que combina medicamentos com nanopartículas injetáveis para tratar os coágulos de sangue responsáveis por acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

As equipes envolvidas na pesquisa explicam que esse método pode "dissolver" rapidamente esses coágulos, desobstruindo completamente os vasos sanguíneos no cérebro. Basicamente, as nanopartículas junto com os medicamentos específicos fazem um "buraco" no coágulo que se expande gradativamente para liberar o fluxo de sangue.

"Mesmo com este procedimento, nem todos os coágulos podem ser removidos com um bom resultado. Fragmentos de coágulo podem ser deslocados, o que pode levar a danos nos tecidos no sistema circulatório do cérebro", disse Matthew Gounis, Ph.D e professor da Universidade de Massachusetts.

O Instituto Wyss trouxe para a pesquisa o uso de nanopartículas biodegradáveis ​​revestidas com um anti-coagulante chamado "ativador do plasminogênio tecidual" (tPA), que imita a forma de como as plaquetas do sangue se comportam dentro do corpo humano. Quando os vasos sanguíneos estão limitados/obstruídos, a pressão do fluxo sanguíneo aumenta no local para produzir um sinal físico que faze com que as plaquetas furem a parede do vaso. Da mesma forma, essa nanoterapia reage liberando nanopartículas revestidas de tPA nessas regiões onde os vasos estão bloqueados, que se ligam ao coágulo de sangue e dissolvendo-o por dentro. 

- Continua após a publicidade -

Há alguns anos, cientistas descreveram um método que usava ímãs e partículas magneticamente carregadas para orientar as drogas para o ponto certo, mas este novo método trabalha com stents, tubos minúsculos para injetar medicamentos, que já são comumente usados na medicina. 

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/10/31/medicine-covered-nanoparticles-could-help-stroke-victims/{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.