Nissan apresenta seu protótipo de carro automático no Japão e faz testes on-road em vias urbanas

A Nissan começou a testar seu protótipo de carro autônomo em estradas urbanas e rodovias japonesas, e este novo veículo é baseado no carro eléctrico Nissan LEAF. A montadora pretende testar e disponibilizar o quanto antes seu Sistema de Condução Inteligente para o público, uma tecnologia que pode assumir o controle do carro em certas condições.

A primeira versão dessa funcionalidade poderá ser adicionada a modelos de carros Nissan até o final de 2016, e vai permitir que um carro possa trafegar em rodovias de forma autônoma. A empresa também espera lançar a habilidade automática de "mudar de faixa" em 2018, e a capacidade do veículo navegar em estradas urbanas e cruzamentos sem intervenção humana até 2020.

Nissan apresenta conceito de carro conectado feito para os jovens amantes de selfies

A Nissan possui duas visões corporativas para uma sociedade móvel sustentável: "Zero Emission" e "Zero Fatality". Para a Zero Emission, a meta da empresa é eliminar a emissão de gases CO2 de veículos Nissan, enquanto o Zero Fatality visa eliminar praticamente todas as mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Para essa última meta, foi criado o "Vehicle Intelligence" que irá desempenhar um papel fundamental no conceito de Zero Fatality. Por isso, a empresa está desenvolvendo uma forma avançada de inteligência artificial para veículos chamado "Nissan Intelligent Driving", que é compreendido por várias características inovadoras que serão introduzidas em etapas.

Nissan IDS é o carro autônomo conceitual mais próximo de um filme de ficção que você já viu

- Continua após a publicidade -

O protótipo da empresa japonesa foi equipado com scanners a laser, câmeras, chips de computador, um radar de ondas milimétricas, e outras tecnologias que podem auxiliar seu Sistema Inteligente. Para tornar a condução autônoma em vias urbanas possível, a Nissan criou um scanner a laser de alta precisão (utilizando medição 3D) para determinar distâncias entre o veículo o os objetos no ambiente. Foi projetada também uma câmera com visão de 360º que ajuda o sistema fazer decisões para atravessar cruzamentos.

Outros testes já estão sendo planejados no Japão e em outros países. Você pode conferir mais funcionalidades do protótipo através deste post oficial da Nissan. 

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/10/31/nissan-autonomous-test-japan/{/via}

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.