Cientistas demonstram bio-impressora 3D capaz de imprimir vasos sanguíneos

A companhia chinesa Sichuan Revotek apresentou uma demonstração de sua bio-impressora que, utilizando uma bio-tinta baseada em células-tronco, pode imprimir órgãos humanos. No vídeo de demonstração, a impressora utiliza um modelo 3D feito em computador e a bio-tinta para imprimir um vaso sanguíneo.

A chave do dispositivo é a bio-tinta, que é feita com células vivas e nutrientes. Durante o processo de impressão, os cientistas devem manter a temperatura e ambiente estáveis, para que as células continuem ativas. 

Como a companhia chinesa ressalta, a tecnologia ainda está sendo desenvolvida e possivelmente não veremos um órgão vital humano impresso em 3D e funcionando tão cedo, porém, a bio-impressora já é um grande passo para a medicina.

A impressão de órgãos e tecidos vitais ainda está começando, mas já tivemos vários casos onde próteses e até mesmo ossos foram feitos em impressoras 3D. Um dos casos mais avançados da tecnolgia aconteceu em setembro, onde um paciente com câncer ganhou uma caixa torácica feita em impressora 3D.

- Continua após a publicidade -

{via}Techspot|http://www.techspot.com/news/62587-world-first-3d-blood-vessel-bio-printer-could.html{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.