Intel mostra memória ultrarrápida 3D XPoint implementada em SSDs e pente DDR4 DIMM

A Intel demonstrou implementações práticas da memória 3D Xpoint, que foi revelada em conjunto com a Micron 3 meses atrás. A companhia utilizou primeiro formatos mais convencionais para mostrar o Optane, SSD que tem versões baseadas nas conexões M.2, U.2 e PCIe.

O que é NVMe?

Ele utiliza o o novíssimo protocolo NVMe, que foi criado de maneira a aproveitar melhor as características de unidades de armazenamento não voláteis. Nesses testes, os SSDs se mostraramn 4,42 vezes mais rápidos que o mais veloz SSD NAND Flash baseado nas conexões equivalentes (M.2, U.2 e PCIe). Os drives com memórias 3D Xpoint também tiverem latência 6,44 vezes menor e 7,13 vezes mais desempenho utilizando o software Oracle.

 

Só que a parte mais surpreendente da apresentação veio depois disso. A Intel apresentou um protótitpo de um SSD com memória 3D Xpoint baseado no formato DDR4 DIMM. A ideia da empresa é ter SSDs de alta capacidade de armazenamento, que eliminem a maior parte de gargalos no nível do sistema, e se comuniquem diretamente com o controlador de memória integrado no processador.

- Continua após a publicidade -

Módulos como esse podem ser combinados com pentes de memória DRAM DDR4, utilizando canais que estejam vazios na placa-mãe. Com isso, seria possível obter a solução de armazenamento de menor latência existente até agora.  O CEO da Intel, Brian Krzanich, diz que esses módulos DIMM são o mais perto que o dispositivos de armazenamento vão chegar do desempenho da DRAM.

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/217114/intel-shows-off-optane-3d-xpoint-ssd-and-ssd-dimm-implementation.html#comments{/via}

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.