Veja o novo sistema da Opel que faz carros desviarem sozinhos de obstáculos na pista

A Opel, subsidiária alemã da General Motors/Chevrolet, está experimentando uma tecnologia que pode ser responsável por salvar muitas vidas no futuro. Trata-se de um novo sistema que solta um alerta sonoro e desvia automaticamente de obstáculos que surgirem na pista. No vídeo, que você pode conferir acima, a empresa demonstra o recurso operando num Opel Insignia, sedã que é vendido com esse nome na Europa e no Chile.

O carro enfrenta dois tipos diferentes de obstáculo. O primeiro é um boneco de pano, que simula um ser humano caminhando pela pista, passando pela trajetória do carro. Como ele sai de trás de uma van, o sistema automatizado tem pouquíssimo tempo para reagir, mas consegue desviar de maneira bastante rápida.

O mesmo acontece na outra situação, em que o carro da frente esconde um veículo parado na pista, do qual ele desvia. Logo após isso acontecer, o sistema da Opel novamente tem pouco tempo para responder, e novamente consegue evitar a colisão. Isso é possível graças a modificações que a fabricante promoveu nos sistemas de freios e de direção.

Além disso, a companhia demonstrou um protótipo de Insignia Sports que possui um sistema de comunicação entre o veículo e a infraestrutura de trânsito, assim como com outros veículos. O sistema ajudaria os motoristas a aproximarem cruzamentos de maneira "suave, segura e sem desperdiçar combustível, de preferência sem parar", de acordo com a descrição da montadora.

{via}Motor1|http://www.motor1.com/news/58952/opel-shows-off-their-automatic-collision-avoidance-system-video/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.