Confirmado: Direct X 12 permite combinar placas de vídeo AMD e Nvidia

Uma das maiores promessas do DirectX 12 é real: a API permite a combinação de placas de vídeo AMD e Nvidia. O site AnandTech fez testes no jogo "Ashes of Singularity", por enquanto o único compatível com DX12, utilizando GPUs AMD e Nvidia, com destaque para os modelos Radeon R9 Fury X e GeForce GTX 980 Ti, e os resultados foram positivos em alguns casos.

De acordo com os testes, a renderização alternada de quadros funciona e deu um aumento de desempenho de mais de 50% dependendo a combinação. Os testes também mostraram que a escolha da placa principal impacta na performance: a configuração onde a Fury X é a primaria e a GTX 980 Ti é a placa secundária é um pouco mais rápida que a combinação inversa nessa combinação.



O AnandTech também mostrou que combinar modelos diferentes de placas de vídeos da mesma fabricante, como por exemplo juntar uma GTX 980 Ti e uma  GTX Titan X, também funciona e eleva o desempenho das GPUs.

Também foi revelado que, apesar do ganho de desempenho na junção de placas AMD com Nvidia, as tecnologias de combinação de cada empresa (SLI e Crossfire) ainda entregam um resultado melhor. 

Confira abaixo os resultados das combinações entre a R9 Fury X e a GTX 980 Ti no jogo "Ashes of Singularity":

- Continua após a publicidade -



Os rumores da combinação entre placas de fabricantes diferentes já existem desde março. A notícia era bastante esperada e pode mudar os rumos dessa indústria, já que bate de frente com o SLI da Nvidia e o Crossfire da AMD.

Um artigo completo explicando como a tecnologia de Multi-GPU funciona, além de mais testes com outros modelos de placa de vídeo, está disponível no site AnandTech, somente em inglês.

Outro ponto que vale ser destacado é que o DirectX 12 também promete resolver o problema da soma de memórias de placas de vídeo combinadas, sendo que até hoje se rodarmos um Crossfire ou SLI, independente da quantidade de placas, o sistema vai entender que está disponível apenas a quantidade de memória da primeira placa, nunca somando a quantidade de todas como seria o ideal.

- Continua após a publicidade -

 {via}AnandTech|http://anandtech.com/show/9740/directx-12-geforce-plus-radeon-mgpu-preview{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.