Índice do Artigo

Hardware

GDDR5X pode entregar o dobro de largura de banda e brigar com a HBM na próxima geração de placas

Todos os olhos estão voltados para a segunda geração das memórias HBM, na próxima geração, mas pode ser que o “bom e velho” GDDR5 “correndo por fora faça” sua surpresa. Novos slides da Micron mostram avanços consideráveis em uma nova geração das memórias, as GDDR5X.

A nova tecnologia trará o dobro de dados por acesso, o que resulta em 64 bytes em cada acesso aos módulos de memória. Essa modificação traz um salto importante em largura de banda, alcançando entre 10 e 12 Gbps em sua primeira geração e com expectativa de atingir até 16 Gbps. Hoje a maioria das memórias GDDR5 no mercado são capazes de atingir em torno de 7Gbps. Com essa capacidade de dobrar a largura de banda, as memórias GDDR5X teriam potencial para aproximar seu desempenho das placas equipadas com HBM.

Com essa evolução, as memórias GDDR5X teriam a vantagem de um menor custo, resultado das poucas modificações necessárias para a produção dessa nova tecnologia. Em contrapartida, as HBMs conta com uma eficiência energética muito superior, ao entregar seu alto desempenho mesmo operando em frequências significativamente menores que a tecnologia GDDR5 e GDDR5X.

Por se tratarem de uma tecnologia recente, as memórias HBM ainda estão adquirindo escala de produção e, por consequência, ainda não possuem preços competitivos. Tanto Nvidia quanto AMD devem trazer esse tipo de memória em suas placas da próxima geração, porém restrito a seus modelos com alto custo. As placas GDDR5X se tornariam dessa forma uma alternativa interessante para manter os custos “sob controle” e ainda assim não ficar muito atrás em performance.

{via}Guru3D|http://www.guru3d.com/news-story/graphics-card-memory-gddr5x-to-make-an-appearance.html{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções