
Microsoft oferece gratuitamente cursos básicos de programação para crianças e jovens
Uma das (várias) defasagens na educação de crianças e jovens no país é o pouco acesso ao ensino de linguagem de programação, passo fundamental se queremos um dia sair de um país que só consome tecnologia para um país que a desenvolve. É para tentar ajudar a reverter essa situação que a Microsoft promove a 2ª edição da campanha #EuPossoProgramar, que tem objetivo incentivar crianças e jovens de 12 a 25 anos a fazerem cursos de programação gratuitos durante a Semana do Código. Os conteúdos estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade na resolução de problemas e a criatividade, alavancando inovação e oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo.
A linguagem de código é universal e pode dar início a inúmeras carreiras e não apenas na área de tecnologia. Iniciativas como a Eu Posso Programar têm intuito de universalizar o acesso a codificação e permitir que qualquer pessoa construa o seu primeiro aplicativo em apenas 10 minutos, por exemplo.
O conteúdo de nome Hora do Código utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa de Frozen, nos quais as crianças aprendem os fundamentos básicos de informática e os conceitos utilizados para fazer aplicativos. A proposta do Angry Bird, por exemplo, é fazer o personagem percorrer um labirinto para bater no porco verde. Já programar com a Ana e Elsa de Frozen permite que os pequenos criem flocos de neve e uma paisagem congelante para compartilhar com os amigos.
Clube que ensina programação para crianças lança campanha de crowdfunding no Brasil
Ambos os cursos usam dos personagens carismáticos e explicações bem didáticas para facilitar o acesso dos jovens aos conceitos básicos.
Os demais conteúdos do programa são: o Aprendendo a Programar, que consiste em vídeo-aulas didáticas e o Crie seu Jogo para Kinect, que adota a linguagem em blocos Scratch para criar jogos para Kinect. Todos os cursos são gratuitos e oferecem certificado on-line.
Em um remake, você quer: