Não só mods: Valve quer que comunidade comece a criar seus controles e outros hardwares

Além de incentivar a modificação de games dentro da Steam, a Valve está ouvindo sua comunidade de jogadores e ajustando seu hardware para atender melhor os mais de 125 milhões de usuários ativos de sua plataforma de games. A Valve começou a liberar Steam Controllers para vários sites especializados norte-americanos e uma das peculiaridades do controle é a mudança no design e funcionalidades desde o seu anúncio, em 2013.

De acordo com o designer da Valve Robin Walker, logo depois que o controle foi apresentado, cerca de 300 protótipos foram enviados para jogadores da Steam, que testaram o dispositivo e mandaram seu feedback para a empresa.

"Toda vez que nós envolvemos a comunidade na construção, criação e modificação das coisas que fazemos, sempre funciona fantasticamente! As coisas sempre melhoram. Seria bizarro se, por alguma razão, isso não acontecesse com o hardware"

- Robin Walker, designer da Valve

- Continua após a publicidade -


A versão atual do Steam Controller conta com uma alavanca analógica, dois trackpads sensíveis ao toque, botões A, B, X, Y, dois gatilhos traseiros, além dos dois botões de funcões. Apenas olhando para a imagem do modelo apresentado em 2013 e a versão atual do dispositivo já dá para ver quanta coisa mudou no Steam Controller, tudo graças a ajuda da comunidade.

Graças ao sucesso da iniciativa, a Valve pretende incorporar ainda mais a comunidade na criação de seus futuros dispositivos. "Nós queremos dar poder a comunidade para que cheguemos em um ponto onde eles façam essas coisas", disse o designer Erik Johnson ao Engadget. "Coisas como criar workshops, providenciar arquivos de Desenho Assistido por computador, para que vocês possam entrar nisso e começar a mexer com essas coisas".

"A longo prazo, acho que poderemos vender todos os eletrônicos separadamente. Assim, você pode construir uma coisa completamente diferente, mas não vai precisar se preocupar com eletrônica"

- Robin Walker, designer da Valve

- Continua após a publicidade -


Se os planos da Valve se concretizarem, teremos uma Steam ainda mais conectada com a comunidade e com a cara dos jogadores, ampliando o ecossistema de criação para além dos softwares. Atualmente, a empresa já oferece ferramentas que permitem aos jogadores fazerem modificações em jogos com o Steam Workshop.

O Steam Controller ainda não tem uma data de lançamento definida, mas deve chegar em breve, de acordo com a página do dispositivo na Steam. O mesmo vale para as Steam Machines. Os novos hardwares da Valve também estarão disponíveis no Brasil, porém a empresa não divulgou previsão de chegada para esses equipamentos no país.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/10/15/valve-wants-the-steam-community-to-build-its-own-controllers/{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.