Rifle "anti-drones" consegue derrubá-los através de ondas de rádio

A Battelle, uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, desenvolveu um "rifle" com tecnologia capaz de deixar drones offline utilizando frequências de ondas de rádio. Quando acionado, o rifle emite ondas eletromagnéticas que desabilitam as frequências de comunicação entre o drone e o GPS, prevenindo que seu operador mande mais comandos à aeronave.

O dispositivo foi pensado para garantir a segurança militar e civil, já que os drones, também conhecidos como aeronaves não tripuladas (UAVs), estão disponíveis comercialmente e levantam preocupações sobre seus possíveis usos. Essa iniciativa pretende ser um recurso contra UAVs que possam carregar materiais explosivos.

A "arma" desenvolvida pela Battelle é capaz de neutralizar um drone que esteja até 400 metros de distância. Segundo a desenvolvedora do projeto, o objeto é leve e pode durar até 5 horas de uso continuo.

"Ele (rifle) pode nos ajudar em várias situações, desde o jardim da Casa Branca e bases de embaixadas no exterior à prisões, escolas e locais históricos. Fica fácil e confiável neutralizar a ameaça".
- Alex Morrow, diretor técnico do projeto. 

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/10/14/anti-drone-rifle-shoots-down-uavs-with-radio-waves/{/via}   

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.