Justiça europeia decide que acordo de dados usado por empresas de tecnologia dos EUA é inválido

A repercussão dos vazamentos de Edward Snowden a respeito da vigilância (e espionagem) da NSA parece não ter fim. Agora, gigantes das mídias sociais como o Facebook e Twitter vão enfrentar problemas depois da Corte Europeia de Justiça ter decidido que um antigo acordo de armazenamento de dados entre Estados Unidos e Europa tornou-se inválido.

O acordo, chamado de "Safe Harbour" (porto seguro), permitia que empresas norte-americanas armazenassem dados de seus usuários europeus em servidores nos Estados Unidos, baseado na confiança entre as nações participantes. Depois dos vazamentos de Snowden, veio ao conhecimento público o fato de que os dados dos europeus nestes servidores da terra do Tio Sam não estariam a salvo da "curiosidade" da NSA, em termos de vigilância que seriam considerados ilegais na Europa. Por isso a Justiça do velho continente invalidou o acordo e, agora, quer que os servidores sejam locais para que estejam sujeitos às regras de acesso de cada país.

Apesar da decisão vir do supremo órgão de Justiça para todo o continente, cada país pode determinar sua própria regulação para a vigilância, o que faria Facebook e Twitter (acompanhados de outras 4.500 empresas de tecnologia) serem obrigados a tentar seguir 20 ou mais regulamentos diferentes de privacidade para cada um dos países europeus com usuários do seu serviço. 

{via}Business Insider|http://uk.businessinsider.com/european-court-of-justice-safe-harbor-ruling-2015-10{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.