Serviço Anti-Monopólio da Rússia pede que Google mude suas políticas de aplicativos Android

O Serviço Federal Anti-Monopólio da Rússia (FAS) pediu à Google que alterasse os acordos com as produtoras de dispositivos Android para que as empresas locais pudessem concorrer "de igual pra igual", de acordo com as leis do mercado russo.

Rússia e China fazem acordo para não se hackearem no futuro

A atual política da Google permite que seus parceiros desenvolvam dispositivos com o Google Play já pré-instalado, na condição de que aplicativos como o Google Search já viessem também pré-instalados e fixados na tela inicial dos smartphones Android. Isso irritou a empresa de busca Yandex, que é a ferramenta para pesquisa mais acessada na Rússia. A empresa alegou que esse gesto padrão da Google "empurrava" os usuários Android para os serviços de pesquisa Google, uma vez que já estariam disponíveis nos aparelhos. Com a denúncia, a FAS agiu para entrar em acordo e deixar a concorrência mais "legal".

A agência deu à Google um prazo até 18 de novembro para cumprir integralmente o comunicado anunciando durante a sua decisão: "Para restaurar a concorrência no mercado, a Google deve alterar acordos com produtores de dispositivos móveis dentro de um mês e excluir as cláusulas anticoncorrenciais".

Rússia teria lançado "ataque sofisticado" e atingido sistema de e-mails do Pentágono em julho

- Continua após a publicidade -

A presença do Google no mercado de buscas na Rússia tem aumentado substancialmente desde o início de 2014, aumentando 8% até agosto desse ano. Enquanto isso, a Yandex perdeu cerca de 4% na preferência como ferramenta de busca. O escritório da Google na Rússia ainda não se pronunciou sobre o acontecimento ou futuras decisões legais.

{via}Android Authority|http://www.androidauthority.com/google-anti-competition-case-russia-647251/{/via} 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.