Sistema de segurança via padrões de digitação?

Você é ameaçado por sujeitos armados, que exigem um saque em caixa eletrônico durante um sequestro relâmpago. Nervoso, você digita a senha, mas, poucos segundos depois, os seguranças aparecem e conseguem deter os criminosos, sem que  nada aconteça à sua conta bancÁria.

Isso porque o teclado do caixa identificou o seu estresse e acionou um alarme. Um sistema de segurança possível? Talvez, de acordo com um estudo do psicólogo Mike Dowman com seus colegas da Universidade de Abertay, no Reino Unido.


De acordo com informações da Folha Online, os estudiosos pediram que 35 pessoas logassem em um computador 36 vezes, ao longo de três sessões intercaladas por até um mês de intervalo. Elas deveriam, sempre, usar o mesmo nome de usuÁrio e senha.

Os participantes eram expostos a situações de estresse e de neutralidade, alternadamente. Para provocar estados emocionais diferentes, eles ouviam uma série de sons, como papel amassando, discussão de casais e sirenes de emergência, despertando diferentes níveis de ansiedade.

O tempo de cada tecla pressionada e o intervalo entre elas foi gravado para identificar cada participante. Os dados mostraram que cada pessoa mantém um estilo de digitação que pode identificÁ-la em qualquer situação, mas que, em estado de estresse, os padrões de tempo de digitação variam. Com isso, é possível que o teclado "perceba" que uma pessoa estÁ em uma situação ruim.

Como conclusão da pesquisa, Dowman sugere a criação de sistemas de segurança que emitam um alarme em casos em que a digitação denuncie um possível estresse. Lógico que, até isso virar realidade, ainda é preciso muito estudo. Afinal, ninguém quer atrair a polícia só por estar em um mau dia, irritado com alguma situação cotidiana ou, simplesmente, com pressa e ansioso para voltar pra casa... sem estar, necessariamente, coagido por criminosos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.