Vídeo: testamos a interferência de outros eletrônicos na conexão Powerline

Depois de nossos testes com a tecnologia Powerline, recebemos bastante questionamento nos comentários sobre a estabilidade da rede, principalmente por conta da influência de outros eletrônicos de alto consumo atuando na rede.

Enfiando a conexão de internet pela tomada com o Powerline: uma boa solução para seu problema com o WiFi

Como o questionamento é justo, não vamos deixar de resolver essa duvida! Nesse vídeo "azucrinamos" uma transferência de dados realizada pela rede elétrica, tentando fazê-la oscilar ligando o máximo de eletrodomésticos que tivermos por aqui. Desde os mais comuns do cotidiano até outros adicionados apenas para testar extremos.

Além de nossos próprios testes, também levantamos algumas dúvidas para o pessoal da TP-Link, fabricante do modelo de nossos testes, sobre as limitações do aparelho. Fábio Appel, gerente de produtos da TP-LINK, nos enviou as seguintes respostas:

Adrenaline: Qual a quantidade de receptores que podem ser instalados?
TP-Link: Até 32 adaptadores podem ser conectados em um circuito elétrico residencial

A: Qual a influência da qualidade da fiação elétrica na residência sobre a qualidade do sinal
TP-Link: Sim, uma fiação elétrica de má qualidade ou com muitas emendas pode reduzir a qualidade do sinal impactando na velocidade de trafego de dados;

- Continua após a publicidade -

A: Interferências de outros eletrônicos na qualidade da transmissão
TP-Link: Poucos dispositivos interferem na comunicação powerline, um exemplo bem pouco popular no Brasil, mas frequentemente utilizado em alguns países são os acionadores pneumáticos ( utilizado em trituradores de lixo);

A: Quais são os limitadores na propagação do sinal, como disjuntores
TP-Link: Como limitação parcial, sistemas elétricos trifásicos comprometem o funcionamento da tecnologia, tendo em vista que esta utiliza da Fase e do Neutro para uma comunicação eficaz, no caso de disjuntores, estes não causam interferência e vale lembrar que a comunicação é realizada mesmo em diferentes disjuntores.

A: Como ficam questões de segurança com o envio de dados pela rede elétrica?
TP-Link: A comunicação powerline não ultrapassa o relógio de medição de energia elétrica, portanto somente funcionará dentro do ambiente onde foi instalado o dispositivo, outra medida de segurança para evitar o vazamento de informações é a função de pareamento, que através de 1 toque no botão, estabelece uma criptografia AES de 128 bits.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.