Universitária cria "smart-luva" capaz de traduzir língua de sinais para texto ou fala

Uma estudante da Universidade de Goldsmiths, em Londres, está desenvolvendo uma luva computadorizada capaz de reconhecer gestos feitos na língua de sinais por seu usuário e traduzi-los para fala ou para texto, que pode ser lido numa tela. A invenção se chama SignLanguageGlove e já passou por três protótipos.

Hadeel Ayoub, a universitária responsável pelo projeto, afirma que o principal propósito de sua luva é "ajudar a tornar vidas mais fáceis" e, por isso, o desenvolvimento de sua invenção vem no sentido de torná-la mais fácil de usar e atrativa. Além das evoluções na capacidade de reconhecimento dos sinais, cada novo protótipo busca esconder melhor os fios e componentes eletrônicos entre as linhas do tecido da luva. "Eu não queria que todos os fios intimidassem os usuários, fazendo-os sentir que a luva vai ser complicada ou muito frágil."

Uma quarta versão da SignLanguageGlove já está em desenvolvimento, onde será incorporado WiFi e criado um aplicativo para smartphone. O app vai mostrar o texto sendo traduzido a partir dos sinais e também vai permitir mandar e-mails e mensagens para o usuário. Há também planos de se incorporar tradução em tempo real dos sinais para diversos idiomas diferentes.

"Eu tinha uma missão quando comecei este projeto e era a de facilitar a comunicação entre todos os tipos de deficiências, eliminando barreiras entre as pessoas que têm dificuldades auditivas, visuais ou para falar. Quando eu incorporar o WiFi e recursos de tradução nela, a luva será útil para todos."

- Continua após a publicidade -

Companhias particulares já mostraram interesse pela luva, mas sua produção não será barata. O quarto protótipo tem uma estimativa de US$ 385 no custo de criação, mas espera-se, obviamente, uma boa diminuição neste valor se a invenção chegar ao nível de fabricação em massa. 

{via}CNET|http://www.cnet.com/news/students-smart-glove-translates-sign-language-into-speech/#ftag=CAD590a51e{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.