
Audi admite ter equipado 2,1 milhões de veículos com software que manipula poluentes
A treta do software que manipula as emissões de poluentes em veículos continua. A Audi informou ter equipado 2,1 milhões dos seus veículos com o mesmo programa usado pela Volkswagen para fraudar os controles de emissões de poluentes dos motores a diesel.
A Volkwagen controla 12 marcas de veículos automotivos, entre elas a Audi, cujo mercado é muito forte na Europa. São mais de 577 mil veículos em circulação só na Alemanha e outros 13 mil estão espalhados pelos Estados Unidos.
Na semana passada, a Volkswagen assumiu ter trapaceado nos relatórios de emissões de gases poluentes usando o software nos seus veículos a diesel.
As consequências foram drásticas: queda de 37% nos valores das ações da fabricante alemã e recall de mais de 500 mil veículos só nos EUA. No mundo todo, a Volkswagen cogita ter mais de 11 milhões de carros comercializados desde 2009.
E segundo uma investigação conduzida pelas autoridades alemãs e relatadas pelo jornal Frankfurter Allgemeine, os executivos de maior cargo da Volkswagen sabiam desses problemas desde 2011. Inclusive, recente a saída de Martin Winterkom, ex-CEO da fabricante, tem relação com o caso, culminando em mais investigações que não têm prazo para terminar.
Em um remake, você quer: